Site icon ERRE GRANDE

Como criar conteúdo que converte seguindo o funil de vendas

mulher loira a escrever segundo o seu funil de vendas

Criar conteúdo não precisa de ter uma tarefa difícil. Dentro de várias sugestões, olha para o teu funil de vendas e ganha inspiração.

O conteúdo é Rei, disso já sabemos. O conteúdo permite ter uma identidade digital, que os clientes encontrem a sua marca através de uma pesquisa no Google, que conheçam os seus serviços no seu website e até que se interessem pelos seus produtos nas redes sociais.

A atenção para o conteúdo ainda não morreu, especialmente em Portugal. Cada vez mais empresas investem em marketing digital, SEO, campanhas digitais e outras ferramentas para gerar tráfego e interesse no público-alvo, para que estes se convertam em vendas para o sucesso do negócio.

Quando se trata de criar conteúdo – artigos, páginas de produto, landing pages – há certas regras que devem ser seguidas. Há que ter um artigo de qualidade para que os algoritmos dos motores de busca considerem relevante o conteúdo e apresentá-lo quando alguém pesquisa por palavras-chave relacionadas com a sua empresa.

Outra estratégia para criar conteúdo é pensar no funil de vendas

O Funil de Vendas é um modelo estratégico que descreve o caminho que o consumidor faz desde ter um problema, procurar por ele e encontrar a solução (a venda).

O funil de vendas define-se em quatro fases:

  1. Awareness (ou atenção);
  2. Interest (ou interesse);
  3. Decision (ou decisão)
  4. Action (ou ação)

Quando se fala na criação de conteúdo, muitos estrategas falam em criar conteúdos específicos para cada fase. Ou seja, utilizam o funil de vendas como guia para decidir que conteúdo serve para captar a atenção do cliente ou que outro conteúdo ajuda-o a tomar uma decisão (fases 1 e fases 3, respetivamente).

E se usasses estas fases para criar conteúdo? Sim é possível.

Quando queres passar informação útil ao teu público-alvo, podes entender vários blog posts como um caminho que ele deve percorrer. Além disso, alguns utilizadores podem apreciar conteúdos mais avançados e outros leitores querem mesmo conhecer o básico.

Ao organizares o conteúdo como um passo-a-passo, este pode ser mais claro e estar mais relacionado com aquilo que o utilizador necessita.

Isto é o que podes escrever em cada fase.

Atenção: ter um bom título

A cabeça do artigo é o título e a introdução. Estes dois tópicos estão na Fase 1 do funil de vendas, o propósito de obter a atenção do potencial cliente. Ele está apenas a conhecer a sua existência e tem pouca informação sobre o seu produto.

Assim, um bom título deve captar a atenção e uma das formas é ser bastante segmentado. Utilizar a keyword o mais cedo possível no título e ser chamativo.

Pode ser feito em tom de pergunta, lista de dicas, “o que deve fazer” e “o que não deve fazer”. Um título sugestivo desperta a atenção e o cliente clica para saber mais. Este clique é a primeira interação que é muito importante, já que é o primeiro passo para te conhecerem.

Interesse – fala logo dos benefícios

Depois de ler o título, a pessoa está interessada e quer saber mais. Ela tem uma expetativa e clicou no seu conteúdo para que essa expetativa seja correspondida. Se tal não for satisfeito rapidamente, ou seja, nos primeiros parágrafos, o utilizador abandona a página e esquece-se de si num segundo.

Uma forma de manter o interesse é falar dos benefícios que aquele conteúdo tem para ele

Pegando num exemplo real. O artigo: “5 dicas para criar ligações profissionais genuínas em eventos de networking” tem como primeiras ideias estas frases:

[…] De facto, um contacto feito num contexto de networking pode ser muito valioso e dele nascer uma relação profissional. Porém, não pense que para criar uma ligação com alguém em qualquer evento basta distribuir uns quantos cartões de visita. Não. Ligações verdadeiras não são criadas desta forma e um cartão de visita não substitui interacção humana. Conheça as nossas dicas para aproveitar ao máximo os eventos de networking e criar ligações poderosas e verdadeiras.

Neste exemplo, o título é chamativo e indica logo o que não deve fazer, mostrando ao leitor que percebemos a sua posição e que ele pode querer mais do que aquilo que sabe. Depois, capta o interesse ao apresentar as dicas. O benefício está presente no resultado: se ler este artigo até ao fim, irá conseguir aproveitar ao máximos os eventos de networking.

Decisão – esclarece dúvidas e partilha uma solução

Neste fase, é fundamental despertar o desejo ou a decisão de comprar aquele produto ou serviço. O cliente já te conhece, já tem informação sobre si e agora falta-lhe dar aquele “empurrãozinho” para decidir fazer uma transação consigo.

Para artigos até 1000 palavras, estamos a falar a meio do artigo. Nesta fase, deves dar uma solução. É altura de esclarecer dúvidas e fazer recomendações. Depois de perceber as suas dores, de clicar no conteúdo para obter respostas, há que explicar o que pode fazer para melhorar a sua dor.

Ler mais: AIDA: como usar esta fórmula de copywriting nos teus conteúdos

Ação – converter, converter, converter

Por fim, o último estágio do funil de vendas. Quando se fala em tráfego pago ou tráfego orgânico, a conversão é sempre o objetivo. Converter é a ação que a pessoa toma, a acção que esperávamos que tomasse. Quer seja preencher um formulário, inscrever-se numa newsletter ou visitar outra página, queremos que o utilizador faça determinadas ações para sabermos que a nossa estratégia e os passos aplicados tiveram sucesso.

No final do artigo, deve haver esse ponto de conversão. Fazer link building, mencionar outro artigo do nosso website, colocar um formulário de contato para esclarecer mais dúvidas ou incentivar a comentar. A conclusão não deve ser abrupta.

Assim, sempre que se escreve um artigo ou um conteúdo, podemos utilizar vários métodos que nos permitam chegar à conversão, como este que tem como o exemplo o funil de vendas.

Neste método apresentado, utilizamos ideias-chave como chamar atenção, provocar interesse, satisfazer expectativas, responder a dúvidas e permitir um meio para que tomem a decisão de estar connosco ou comprar de nós.

Exit mobile version