Devemos falar em marketing digital ou comunicação digital?

Fala-se muito em digital, marketing digital e todas as suas ferramentas. Mas para quem está a começar os primeiros passos na área, não se deve primeiro falar em comunicação digital? Esta questão não é de hoje e tenho vindo a pensar nela ao longo dos últimos tempos. Parece uma pergunta parva e inocente, mas para mim traz um debate para a mesa que ajuda a “lidar” com os constantes “gurus do marketing digital” que anunciam os seus cursos online como a grande fórmula mágica para uma pequena empresa ser o próximo Facebook. Este fenómeno fez-me questionar: mas do que estamos a falar? Vejo que se prometem nos seus serviços: Escrita de conteúdos, Campanhas de anúncios, Newsletters, SEO (já lá vamos), Vendas e Lead Generation. Começo a pensar sobre o tema e deparo-me que é preciso distinguir conceitos. Existem profissionais que conhecem as ferramentas de marketing digital (ou de presença digital) e as comunicam e divulgam para ensinar outros a conhecê-las também. Há uma expectativa de quem consome este conteúdo de que vai perceber de marketing digital ou que vai saber fazer, mas na maioria dos casos não é isso que acontece. Depois existe sim outro grupo de profissionais, que, a … Continue a ler Devemos falar em marketing digital ou comunicação digital?