5 dicas para comprar roupa online quando não sabes o tamanho

Comprar roupa online já era uma tendência e ganhou ainda mais expressão com o confinamento. Contudo, há quem ainda tenha receio de comprar por não saber que tamanho escolher. Segue estas dicas para fazeres boas compras.

A pandemia levou ao confinamento e ao fecho de várias lojas, incluindo de vestuário. Contudo, o negócio não parou, apenas mudou do espaço físico para o espaço online.

Empresas como o Grupo Inditex já tinham apostado bastante nas suas lojas online. O grupo investiu em 2018, com a abertura da loja online em 106 mercados. E apesar de ter verificado uma quebra de vendas devido à pandemia, as vendas online cresceram cerca de 76%, segundo a Grande Consumo.

Assim comprar roupa online pode ser uma tendência para hoje e para amanhã, pois torna-se mais prático para o utilizador, as empresas podem reduzir espaços de loja e armazenamento e a indústria do transporte ganha uma nova vida.

Contudo, nem sempre é fácil comprar roupa online, devido aos tamanhos das roupas

Para o público feminino (é o que conheço, claro), pode ser um desafio comprar roupa online, quando a fisionomia do corpo não é igual a uma modelo magra de 170cm que veste sempre o tamanho S ou o 34 de calças.

Eu sofro um pouco por ser baixa, pelo que as roupas vão-me ficar diferentes e preciso de modelos mais curtos. Haver uma colecção “Petite” ou “Curvy” mostra bem que há muita variedade de corpos a ser exploradas. E por isso, saber exactamente o que comprar online pode ser complexo. Os tamanhos variam de marca para marca, os portes de envios podem ser mais ou menos caros, e em lojas internacionais, devolver pode dar trabalho e custos acrescidos.

E mesmo que se possa levantar na loja, as questões permanecem: que calças compro? Como sei o comprimento do casaco? Entre o 38 e o 39, que botas compro? Segue estas dicas para comprar roupa online de forma segura e prática.

comprar roupa online casaco de ganga pendurado na parede

1 – Tira as tuas medidas

Uma forma fácil de saber que tamanho pedir é consultar a tabela de medidas que cada loja online dispobiliza. Assim, estás em contacto com as diretrizes da marca.

Começa por tirar as medidas ao teu corpo nos vários pontos: costas, peito, cumprimento de braços, circunferência dos braços, barriga, anca, perna, comprimento, entrepernas etc. E repete esta tarefa para as várias lojas preferidas. Lembra-te que os tamanhos podem variar, pelo que cria um documento com as várias medidas. Quando fizeres as tuas compras é mais fácil saber que tamanho enviar.

2 – Utiliza a roupa que já tens

Queres comprar um blazer, mas não sabes que tamanho pedir por causa da largura das costas? Simples, pega no teu blazer atual e tira as medidas. Vai-te ajudar a saber qual é o tipo de artigo que podes comprar. Para quem é mais baixo, como eu, consigo perceber qual a altura certa do blazer de que gosto e não encomendar roupa que não me favorece.

Podes fazer o mesmo exercício para calças, sobretudo medir o entrepernas, que é uma medida muito importante para perceber se elas te servem ou não. A maneira mais fácil é comprar o mesmo modelo e tamanho das que já tens, assim enganas-te pouco.

3 – Encomenda de lojas que conheces

Não é por acaso que a Zara e similares têm lojas online com milhares de visualizações mensais. As pessoas já conhecem os seus produtos e compram recorrentemente. Se queres comprar roupa online, vê as marcas presentes no teu armário e visita as suas lojas online. Já conheces o estilo e os tamanhos, pelo que a compra será mais facilitada.

Se for possível, podes fazer uma pesquisa de mercado: ir à loja e comprar online mais tarde. Ou ao contrário, ver se a peça que viste online existe na loja e experimentar. Assim a tua experiência é facilitada.

4 – Para comprar roupa online, verifica as entregas e as devoluções

“E se comprar e depois tenho de devolver?” Este é o ponto principal que muitos dizem estar desconfortáveis. Contudo, não deveria ser problema. Os direitos do consumidor estipulam que ele pode devolver o produto passados 14 dias.

Comprar roupa online não tem regras diferentes. Assim, alguns websites fazem entregas gratuitas quando compras um determinado valor e fazem devoluções gratuitas, em que recebes o teu dinheiro de volta. Esta política ajuda-te a experimentar fazer compras online sem correr riscos de investimento.

Acompanha as entregas e vê como pode ser feita a devolução do artigo. ATENÇÃO: nem todas as marcas fazem devoluções gratuitas. Ou seja, se fores devolver aos CTT mais próximos, terás de pagar o envio, que pode custar mais do que 5 euros. Calcula os custos que podes ter antes de fazer a compra.

Ler mais: 6 Formas GRÁTIS de aprender qualquer coisa

5 – Aproveita os descontos

Comprar roupa online tem uma grande vantagem: a maioria dos sites tem descontos a decorrer, o que te permite poupar logo à partida. Nem sempre é fácil estar a par de todos os descontos, mas para evitar o desperdício, vai criando uma lista de desejos em cada loja e verifica de tempos a tempos se o artigo baixou de valor.

Uma forma que utilizo para poupar em qualquer compra é usar uma plataforma Cashback. Estas plataformas têm empresas aderentes que te oferecem dinheiro de volta sempre que realizares uma compra através da tua inscrição na mesma.

Para comprar roupa online, utilizo a Cashback World, porque consigo ter cashback em lojas como SheIn, La Redoute, Spartoo, Quicksilver, Pepe Jeans, Salsa, Knot, New Balance, JDSports, Bershka, Adidas, Nike, Foot Locker, Overcube, Desigual, Aliexpress, Shopping.pt, etc. Faço as compras como sempre fiz, mas poupo sempre dinheiro ao receber uma parte de volta. Se queres começar a poupar inscreve-te neste link e recomenda aos teus amigos.

Aviso: este artigo contém links de afiliados, em que não há qualquer custo associado para o utilizador. Ao inscreveres-te posso ganhar alguma comissão pelo mesmo.

Artigos criados 255

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo