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Carreira Marketing Digital

7 competências de marketing digital para a tua carreira

Que competências de marketing digital precisas para entrar na indústria? Eis 10 que precisas de praticar.

Queres começar uma carreira de marketing digital, mas não sabes por onde começar. Podes fazer um curso para aprender os básicos, conversar com profissionais da área ou arriscar fazer um estágio para aprender com a experiência.

Mais importante que os conhecimentos que queres adquirir deves pensar nas competências de marketing digital. Estas competências são transversais, para pequenas e médias empresas, agências, nacional e internacional, com mais ou menos experiência.

É aquilo que vais aprender e melhorar ao longo do tempo. As plataformas de análise mudam, mas as tuas capacidades de entender é aquilo que é mais valioso.

Onde encontrar estas skills?

A experiência é sempre a melhor professora. Mas também deves procurar tu o conhecimento. Começar a ler blog posts ajuda bastante e o YouTube é uma excelente biblioteca de conteúdo, quer em português quer em inglês.

Assim, se estás a fazer uma transição, começa a perceber se esta pode ser a área mais indicada para ti. Lê, descobre, vê, pergunta a quem trabalha. Faz um ou outro curso acessível para entender se poderia ser algo que te interessa.

Podes assim encontrar estas competências de marketing digital em diversos formatos, de forma gratuita.

Quais as competências de marketing digital a investir?

Independentemente de conhecimentos, ferramentas, eu acredito que estas são as competências que deves aprender.

1 – Entender o que é marketing

Antes de saber o que é o marketing digital, deves saber o que é o marketing, em si. Sim, deves saber aquela questão clássica dos 4P’s.

O marketing é chamar a atenção do consumidor para determinado público alvo. O digital é apenas o meio de o fazer. Assim, deves conhecer o marketing, a jornada do cliente, como identificar as necessidades, qual é a importância de ter um bom produto.

Entender o marketing é o básico, mesmo.

Ler mais: Qual a diferença entre marketing e vendas no mundo digital?

2 – Conhecer o cliente

Esta é a competência de marketing digital mais importante. Porque não existe marketing sem público-alvo. E não existe vendas sem haver um cliente.

É por isso relevante estudares o público-alvo. Tens de ter empatia por ele, colocar-se no seu lado, conhecê-lo melhro que ninguém.

Não vale nada saberes todas as fórmulas e ferramentas de marketing digital se não souberes se elas podem funcionar para o teu público.

Colocares-te como utilizador é uma competência importante que tens de ir desenvolvendo ao longo da vida, porque é o que te vai fazer aplicar melhor os teus conhecimentos de marketing.

3 – Saber vender

Sim, acho que é importante quem trabalha em marketing saber de vendas. São mundos muito parecidos, mas também diferentes. Uma empresa só vive bem quando tem os dois a funcionar em pleno.

O Marketing tem que ver com dar nas vistas e Vendas tem que ver com fechar o negócio.

Josh Kaufman – O Meu MBA

Acredito que as vendas e o marketing devem partilhar muito conhecimento porque funciona na continuidade do outro. O marketing pode obter imensa informação valiosa com quem trabalha diretamente com os clientes.A

Assim, voto nas vendas como uma das competências de marketing digital a saber. Se souberes como funciona o processo de venda, as ferramentas para persuadir e como ultrapassar objeções, os teus conhecimentos de marketing só têm a ganhar.

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4 – Saber planear e analisar

Uma boa estratégia de marketing precisa de planeamento estratégico. Assim, antes de começares a fazer coisas só porque sim, planeia os teus passos.

A tua estratégia está de acordo com a missão da empresa? O conteúdo vai ser bem aproveitado? Se fizeres A, como vais dar continuidade ao projeto para obter ainda melhores resultados?

Além disso, quem trabalha em departamentos de marketing sabe o desafio que é manter a estratégia anual e adaptar-se aos conhecimentos da atualidade. Por isso saber planear é fundamental para cumprir os objetivos.

Adicionalmente, tens de saber analisar os resultados que tens. A capacidade analítica melhora o teu espírito crítico e olhas para os teus resultados para saber o que não está a funcionar.

5 – Estar atualizado e aprender

O marketing digital está sempre a mudar, por isso o teu certificado de há dois anos é apenas o começo da tua formação.

As plataformas mudam, os algoritmos alteram-se, as estratégias são adaptadas, novas redes sociais aparecem. Assim, tens de estar sempre a reciclar o teu conhecimento.

Uma das competências de marketing digital mais importantes é mesmo esta: ser humilde, renovar conhecimentos, estar em constante aprendizagem. Quem não se adaptar, facilmente vai ficar para trás.

Ler mais: Adaptabilidade: a skill mais importante para os tempos de incerteza

6 – Saber escrever

Sim, quem trabalha em marketing não quer dizer que seja um Ás na comunicação. Deveria ser, mas nem sempre acontece.

E acredito mesmo que se deva aprender a escrever. Tudo na internet é conteúdo, que pode ser texto, imagem ou vídeo. E saber escrever vai ajudar-te a melhorar a tua comunicação.

Ao saberes escrever, podes melhor copys de campanhas. Podes entender o poder da comunicação e de ter uma mensagem clara. Sabes falar com o departamento criativo e entender as suas dificuldades. E, claro, podes alinhar a estratégia à prática.

Saber escrever ajuda-te também a fazer briefings claros, comunicar com clientes de agência, criar melhores press releases. No fundo, saber escrever dá para qualquer profissional e traz imensos benefícios para quem trabalha em marketing.

7 – Trabalhar em equipa

Por fim, uma das competências de marketing digital é saber trabalhar em equipa.

Raramente os trabalhos de marketing são pensados sozinhos. É no conjunto de uma equipa que se consegue trocar ideias, pensar em abordagens criativas.

Mesmo um freelancer pode trabalhar em conjunto com outros profissionais, fazendo networking e criando estratégias mais orientadas para os seus clientes.

O trabalho em equipa é relevante para que possas progredir mais rápido. Aprende com os outros, absorve a sua experiência, troca ideias. Mesmo que não concordes com os mesmos, é uma aprendizagem para o futuro.

Estas são algumas competência de marketing digital e podes aplicar ao teu trabalho. Se estás a fazer uma transição para esta área, lembra-te destas para ires melhorando ao longo do tempo, apostando na formação.

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