como escrever um artigo de blog
Blog

Como escrever um artigo para blog em 10 passos

Criaste um blog e agora queres escrever artigos todas as semanas. Segue este guia passo-a-passo para escrever um artigo para blog.

Se queres ter um blog como hobby ou até como projecto profissional, vais ter de pensar sobre que temas que gostarias de ter. Antes de criar um blog, também tens de perceber quem é o teu público-alvo e que tipo de valor vais acrescentar.

E os artigos? Não se trata de escrever um e-mail, um relatório ou uma carta de amor. Um artigo para blog tem de dar valor primeiro, quer seja a educar, quer seja a informar. Por isso, existe uma maneira de escrever um artigo para blog que seja lido, comentado e com visitas todos meses? Sim, é possível. Estes são 10 passos de como escrever um artigo para blog.

Table Of Contents

1 – A ideia

Ter muitas ideias treina-se. Ao seres mais criativo, consegues ter mais ideias, pensar de forma diferente e abordar os temas de perspetivas. A ideia nasce daí: de estares a olhar para o mundo e algo na tua cabeça se iluminar.

Uma ideia é alimento para a mente e consegues encontrá-la em livros, séries, palavras, cheiros, cores, sons. Assim tudo começa com a ideia, que deves apontar para depois escrever sobre ela.

2 – Desenhar o esqueleto do texto

Antes de escrever um artigo para blog, há sempre um rascunho. E antes do rascunho, existe o esqueleto.

Como dica de escrita mais eficaz, pensa num artigo com princípio, desenvolvimento e fim. O princípio deve definir o tema que o leitor vai querer saber; o desenvolvimento deve enumerar alguns conceitos ou soluções para ajudar o leitor; e o fim é para resumir as ideias principais e aproveitar para deixar uma mensagem que incentive o leitor a fazer algo.

Ao desenhar o esqueleto do texto, penso nas ideias principais que quero passar (frases chave ou parágrafos) ou num artigo simples de “x dicas”, aponto logo as dicas que não me quero esquecer. Esta estrutura vai-te ajudar muito quando estiveres a escrever.

3 – Pesquisar pela keyword

Para escrever um artigo para blog que tenha visitas, deves sempre fazer um exercício de pesquisa de keyword cedo. Esta é uma forma de organizares as tuas ideias com o foco da palavra-chave que queres trabalhar.

Assim a estrutura e as ideias do teu texto são guiadas por esta palavra-chave (e se for long-tail, melhor), ajudando a saber o que escrever, como escrever e para quem estás a escrever.

Faço o exercício para também tornar a ideia mais robusta. Muitas ideias que tenho são apenas pensamentos e ainda tenho de trabalhar para perceber o potencial de artigo. Fazer a pesquisa da palavra-chave ajuda-me a decidir, pois pode haver temas que são menos procurados que outros, fazendo-me mudar de estratégia.

4 – Pesquisar mais informação

É verdade que muitos artigos mostram o conhecimento que tenho de vários anos com o blog. Ainda assim, para o teu artigo de blog ficar melhor, deves complementá-lo com informação credível.

Quando tens o tema, a estrutura e a keyword escolhidas, deves também pesquisar conteúdos relevantes sobre o tema. Isto porque saber sobre o que o mundo está a falar ajuda-te a enquadrar o tema para o leitor também. Estudos, relatórios, notícias, palestras no Youtube e artigos de blog são fontes interessantes que podes acrescentar.

5 – Começar a escrever

Depois de reunir notas da pesquisa feita, aí sim abro um documento no WordPress e começo a escrever um artigo para blog.

Aqui entra todos os dados recolhidos: a estrutura definida, a keyword a ser colocada no Rank Math para me orientar. À medida que vou escrevendo, vou complementando com outros passos que podes ver de seuida.

como escrever um artigo para blog

6 – Acrescentar links e imagens

Tendo em mento algumas estratégias de SEO para blogs, vou verificando o Rank Math para acrescentar outros detalhes.

Coloco a categoria do artigo para o blog, os links internos e externos, bem como imagens de destaque, colocando sempre texto alternativo com foco na keyword escolhida. Também coloco o excerto, pois vai aparecer na newsletter semanal que envio todas as sextas-feiras, com o resumo de artigos publicados. São pequenos detalhes que fazem a diferença para os motores de pesquisa, acredita.

7 – Rever

Tal como aprendi no melhor curso de escrita, a arte de escrever está na edição. Por isso, antes de publicar tens de rever o teu artigo, para identificar erros gramaticais ou frases incompletas.

A revisão de artigos deste blog é feita ora por mim ora por um assistente próximo. Pedir a outra pessoa para ler é algo que jornalistas fazem há décadas. Assim os artigos têm sempre feedback de como melhorar e eliminar potenciais erros.

8 – Publicar ou agendar

Durante o último ano, publicava um ou dois artigos por semana, e escrevia com alguma antecedência. Depois de escrever um artigo para blog, agendava para garantir que todas as semanas tinha conteúdo novo para os leitores.

Com o desafio 90 dias não posso agendar nada pelo que mal acabo de reler, publico o mesmo. Mas ainda tenho outros artigos que faço para além do desafio, como book reviews. Se escreveres com antecedência podes ter um calendário de conteúdos para te orientar.

9 – Partilhar nas redes sociais

Obter mais tráfego é possível com a publicação nas redes sociais. O Erre Grande tem muito do seu tráfego orgânico, mas também as redes sociais ajudam a promover o artigo no seu momento de publicação. No meu caso, utilizo o Facebook, Twitter e LinkedIn. Também promove um ou outros artigo no Instagram, mas não tão recorrentemente.

Podes acompanhar as fontes de tráfego através do teu Google Analytics e fazer uma optimização da tua estratégia de redes sociais de acordo com os dados apresentados.

Ler mais: O que publicar em cada rede social para promover o teu blog

10 – Que outras ideias posso ter?

Mesmo antes de acabar de escrever um artigo para blog, ganho outras ideias. Porque as palavras começam a fluir e ao utilizar diferentes conceitos, penso que deveria ter um artigo a explicar determinada ideia (aconteceu com este mesmo artigo, acredita!). Como sabes, este guia passo-a-passo começa com uma ideia e tal pode acontecer enquanto estás a escrever ou a acabar um artigo. E com essa ideia o ciclo recomeça.

Escrever um artigo para blog é algo que demora tempo, com todas estas partes envolvidas. Com o desafio 90 dias tive de praticar este músculo de forma mais rápida.

Resumindo, lembra-te de seguir estes guia passo-a-passo para garantir que os teus artigos são interessantes para o leitor, estão optimizados para os motores de busca, seguem uma estrutura que torna a leitura clara e fácil e que se são promovidos em diferentes plataformas. Assim o teu blog terá as visitas e interação que gostarias.

Sharing is caring!