como escolher o nome do blog
Blog

Como escolher o nome do blog? Faz estas 3 questões

Este é o passo que possivelmente dá-te mais dores de cabeça. Segue este guia para escolher o nome do blog.

Existem várias razões para criar um blog, quer seja para ser um hobby, uma ferramenta profissional, o teu portefólio.

E antes de criar um blog, deves primeiro perceber porque queres ter um blog, como podes ajudar e quem é o teu leitor. Estes são os três pilares bases para que tenhas um blog autêntico e com visitas.

Mas como escolher o nome do blog?

Este tema pode trazer alguma ansiedade. Assim que se escolhe um nome, é expectável que ele seja mantido por vários anos, pois vai ajudar no reconhecimento da marca. Estares a mudar de mês a mês não passa claridade para o teu leitor. Além disso, se vais comprar o teu próprio domínio, vais mantê-lo durante um ano, pelo que o investimento deve compensar.

É uma decisão relevante, mas que é possível de ser mais tranquila através de um exercício de criatividade.

Para escolher o nome do blog, deves pensar em ti

O nome deve primeiramente reflectir do que gostas e também o tema que vais trabalhar. Procurar palavras que estejam relacionadas com estas tuas vertentes aumenta as probabilidades de ter um nome reconhecido e que tu também consigas viver com ele.

No caso empresarial, os domínios de websites podem reflectir a área em que atuam, ajudando o utilizador a associar determinado nome com os serviços ou produtos que vendem.

Como qualquer exercício criativo, aponta as ideias que te vêm à cabeça. Nota também que outros blogs gostas, quais os nomes que te parecem geniais. Depois irás ver como é que eles são compostos (se é uma palavra, uma expressão, um trocadilho, etc) para escolher uma opção de que gostes mais.

Então para escolher o nome do blog, faz-te estas 3 questões:

1 – Em português ou em inglês?

Esta é uma opinião pessoal muito vincada.

Há uns 10 anos atrás, havia cada vez mais blogs com títulos em inglês, mas os conteúdos em português. Em termos de SEO para blogs, estas duas coisas pareciam-me contraditórias. Queria-se ter um nome “sonante” e “internacional”, mas a maioria dos leitores seriam certamente português e pessoas que dominassem a língua.

As nobres excepções são bloggers que mantiveram nomes portugueses, como a Maçã da Eva, a Cocó na Fralda e, claro, A Pipoca mais Doce.

Por isso, quando criei o Erre Grande, o título teria de ser em português, porque queria dar destaque à língua portuguesa. Por isso, se tens um blog em português, tenta procurar um título em português – certamente esse será o teu público e é mais fácil chegarem até ti com esse termo.

escolher nome do negocio ou do blog

2 – Devo utilizar o meu próprio nome?

Depois de as bloggers “esconderem” a sua entidade através de nomes de blog divertidos, cada vez mais produtores de conteúdo começaram a usar o seu nome no negócio. A Melhor Amiga da Barbie fez a transição para Ana Gomes, assumindo assim a sua marca pessoal.

De facto, se tiveres um blog, podes usar o teu nome para haver um maior relacionamento entre ti e os teus leitores. Contudo, também acho que podes escolher um nome próprio para haver mais escala.

Como li neste artigo da revista Entrepreneur, ao criares uma marca, terás mais espaço para abordar outros temas, acrescentar valor em diferentes áreas. Ou seja, consegues abrir espaço para outras opiniões não relacionadas com a tua personalidade. Também vais ter um trabalho em criar um nome sonante em determinado espaço, por isso ao escolher o teu nome, deves sempre pensar no longo prazo e se não te vais cansar dele.

O que aconselho é o que muitos bloggers acabam por fazer, como a Maria Vaidosa / Mafalda Sampaio. Começa com um nome de blog e depois quando a tua imagem e marca ganhar relevância, podes fazer a passagem para o teu nome, dando mais destaque à marca pessoal.

3 – Qual é o tema do meu blog?

A Krystel do Nomadismo Digital é caso paradigmático. Pelo título, sei exactamente o que trata o seu blog, que é sobre nomadismo digital.

Ao saberes do que trata o teu blog, vais encontrar melhor um nome. É sobre moda, alimentação, decoração? Ao definires o teu tema, vais escolher o nome do blog que melhor se adequa aos temas e criando mais reconhecimento junto do leitor.

Por exemplo, o blog “A Pitada do Pai” diz-me que será um blog de cozinha feita por um homem, que é pai. Este título parece-me ótimo: é em português, relaciona-se com o tema e com a pessoa.

Dicas para escolher o nome do blog

Resumindo, deixo uma lista de dicas que te pode ajudar:

  • Aponta todas as ideias que tenhas
  • Escolhe uma ou duas ideias para ver se durante algum tempo te parece bem
  • Vê se o domínio está disponível para utilizares
  • Recolhe feedback para perceber se as pessoas entendem a ideia do blog
  • Pensa em juntar duas palavras: a marca “Pele e Sal” por exemplo
  • Utiliza uma expressão conhecida, “do bem”, por exemplo
  • Assume algo da tua entidade, como “O Arrumadinho”
  • Utiliza trocadilhos virados para a tua área
  • Recolhe ideias de podcasts, pois têm bons títulos

Se precisares de ajuda para escolher o nome do blog, manda-me mensagem para erregrandeblog@gmail.com e podemos trocar ideias.