rapariga a escrever num blogo de notas para comunicar melhor no blog
Blog

Como comunicar melhor na escrita: faz estas questões para seres mais eficaz

Para teres um blog tens de saber escrever. Mas primeiro tens de saber sobre o que é a comunicação. Segue estas dicas para comunicar melhor.

Ter um blog traz desafios acrescidos na parte da escrita. Muitos sabem que temas é que gostariam de partilhar, mas ficam bloqueados quando vêem uma página em branco. O que escrever? Como começar? Faço frases curtas ou pequenas.

Para além de seguires este passo-a-passo de como escrever um artigo para blog, deves também melhorar a tua escrita através da prática. Mesmo aquele que é um mestre da escrita, continua a ser um aprendiz, pois é o trabalho consistente todos os dias que te permite conhecer melhor e, por isso, escrever melhor.

Para além da como escrever, deves também saber como comunicar melhor

De facto a escrita é uma forma de comunicação que utiliza palavras impresas. Utilizamos essas mesmas palavras quando conversamos e vemos também em vídeos. Como tal, temos de adaptar as palavras que escrevemos para comunicar melhor com outros.

Comunicar é simplesmente por em comum, repartir, reunir, misturar.

Nota que na definição da palavra comunicar fala-se sempre de algo em conjunto. Por isso não podes esperar comunicar se não tens o outro. E para conversar com outro, tem de haver um campo comum. Tem de haver um entendimento, algo que nos faça aproximar do outro.

Ler mais: SEO para blogs: começa a fazer isto em todos os teus artigos

Para comunicar melhor, tens de pensar em eficácia

A eficácia é uma força para produzir determinados efeitos e pode estar ligada com a persuasão. E se pensares bem no tema, muitas vezes comunicamos para obter alguma informação ou cooperação de outra pessoa.

Quando fazemos uma pergunta, queremos uma resposta. Quando temos uma conversa, queremos ser ouvidos. E quando queremos que outro concorde connosco, então temos de comunicar melhor para que o outro entenda.

Para poder escrever melhor tenho sempre de pensar como é que esta mensagem vai chegar ao outro e se este vai compreender.

Com este objetivo em mente, acredito que é melhor explicar uma só ideia mas muito bem, em vez de colocar várias mensagens em cima da mesa e não ter caracteres ou “ginástica” para as esclarecer uma a uma. Porque pode diminuir a eficácia da mensagem – ou seja, não cumprir o seu objetivo inicial.

como comunicar melhor conversar com amigos

Para comunicar melhor, coloca-te no lugar do outro

A comunicação não é para ti, certamente. Os teus blog post não são um exercício de egocentrismo. Tu partilhas conteúdo que achas que vai acrescentar valor à vida de outro. Para resolver problemas e preencher necessidades do outro, deves então saber quem é ele e que necessidades são.

Só com este exercício externo é que te podes tornar um grande comunicador. Ao pensar no que o outro quer e precisa, em vez no que tu queres mostrar, vais saber comunicar melhor contigo, com os outros e em sociedade.

Ler mais: Estratégia Add Value First: como aplicar no teu blog

Para comunicar melhor, faço perguntas

Tal como um exercício de escrever um artigo para blog, começo sempre com uma ideia que gostava de transmitir. Contudo, não posso simplesmente escrever. Tenho de pensar qual é o objectivo da mensagem e quais as ideias principais que gostaria que o outro retivesse.

Depois de ter estas respostas, passo para questões mais técnicas:

  • Qual é o ponto de partida? – para saber se logo no início do artigo o tema está explícito.
  • Qual é o ponto de chegada? – quando ler o artigo desde o ponto A ao ponto B, vou perceber se há um caminho construído que é claro para o leitor.
  • As mensagens que escrevi contribuem para o objectivo? – depois de definir o que quero passar, vejo se as mensagens e conceitos escolhidos acrescentam informação útil para o objectivo. Ou estou simplesmente a adicionar informação para encher?
  • O título retrata o conteúdo? – quem ler o artigo percebe o que se pretende.

Para comunicar melhor, não te esqueças de responder às perguntas que colocas

Por vezes ficamos empolgados com um tema, colocamos uma pergunta no título para chamar à atenção, mas nunca mais olhamos para ela.

Este é um dos erros mais comuns quando alguém escreve um copy para uma publicação nas redes sociais ou um artigo para blog. Muitas vezes os títulos contêm uma pergunta, mas o artigo em si não tem resposta para a pergunta. Logo, sempre que utilizas uma pergunta no título, deves responder à mesma no teu conteúdo.

Considerando o texto em si, quando estou a editar, vejo se há erros gramaticais, como simplificar frase e procuro diminuir repetições. Assim, o texto torna-me mais claro, curto, conciso – e tal ajuda bastante a ser mais eficaz.

Estas são algumas perguntas que utilizo para comunicar melhor no blog. Fazer estas perguntas coloca-me num estado em que estou a escrever para o outro, e não para mim.

Desta forma, consigo servir melhor o outro, ao comunicar uma mensagem útil, simples, clara e com maior probabilidade de ser entendida.

Sharing is caring!