Esta quarentena foi inesperada, mas trouxe-me um bom conhecimento: como aprender qualquer coisa online, sem pagar por isso.
Não é nada novo: tenho feito muitos cursos online nos últimos anos, provavelmente porque sou viciada em conhecimento. Ou também porque gosto de coleccionar experiências e skills que podem ser úteis para a minha carreira. Como se diz, “o saber não ocupa lugar” e levo isso bastante a sério.
Em março, com o trabalho remoto, foi possível aprender qualquer coisa.
De facto, o mundo vai mudar depois do Coronavírus e mudou bastante na forma de trabalhar. Estive mais de 2 meses em trabalho remoto e obtive alguns benefícios dessa experiência. Um deles foi o facto de ter feito cursos online durante a quarentena. Podes ver neste artigo os 9 cursos online que fiz durante a quarentena.
Só consegui fazer isso porque agilizei o meu método de gestão de tempo e consegui fazer mais em menos tempo.
Primeiro foi divertido, mas depois percebi o quanto estava a aprender sem pagar um cêntimo.
Nas primeiras quatro semanas, usava a hora de almoço e umas horas depois do trabalho para fazer todo o tipo de cursos online: web development, SEO, marketing digital e outros. Todo o novo conhecimento era interessante e estava entusiasmada por aprender. Mais do que isso, ajudava na minha criatividade para escrever texto para o Medium, por exemplo.
Mas depois fiquei cansada. Todas as semanas, havia algo para fazer, mais um curso, mais uma plataforma. Até que pensei numa abordagem diferente que me iria ajudar a aprender qualquer coisa.
Partilho contigo 6 formas grátis de aprender qualquer coisa online:
1 – Cursos Online
Esta é a forma mais conhecida de obter conhecimento online, porque envolve estudo. Com lay-offs e despedimentos ou com pessoas a trabalhar remotamente, houve um enorme aumento de interesse nas empresas que têm academias online. Muitas deles deram acessos gratuitos ou fizeram promoções, que certamente atrairam mais alunos. A mensagem era semelhante entre todas: “agora que estás em casa, porque não tirar um tempo para estudar?”.
Fazer uma pesquisa no Google é simples e dá muita informação de que tipo de cursos podes fazer ou que plataformas utilizar. Durante a quarentena, fiz muitos cursos e usei plataformas como Coursera, General Assembly, edX Team, ou Udemy. Cada uma tem as suas vantagens e desvantagens, com ou sem certificados. Passar algum tempo a explorar cada site é uma Odisseia por si só, mas em muitos casos pode compensar ter conhecimento e um certificado de uma instituição universitária de renome mundial.
Se queres estudar e não gastar nada, o melhor sítio para ti é o Youtube
2 – Canais de Youtube
Esta foi a minha descoberta da quarentena: é possível aprender qualquer coisa, sobre qualquer tema, de forma totalmente gratuita no Youtube.
O Yotube é um Google, por isso usa a barra de pesquisa para procurares o que pretendes e um vídeo qualquer vai ter a solução que procuras. Por exemplo, utilizo o Youtube para ver vídeos de web development, como por exemplo a FreeCodeCamp. São vídeos longos, detalhados a ensinar tudo – e sim, não pagas nada!
Investe algum tempo a procurar os melhores canais de Youtube e explora esta ferramenta de educação gratuita. Vais aprender a cozinhar, fazer tricô, a fazer uma imagem no Photoshop, a escrever em HTML, a fazer um anúncio do Facebook, a montar um móvel, qualquer coisa serve!
3 – Artigos de blog
Como indiquei recentemente, fiz o curso de Business for Blogging da empresa Ahrefs.com. Acho que está no canal de Youtube todos os 10 vídeos, de forma gratuita. Durante o curso, ia também explorando os artigos de blog que recomendavam. Existem alguns guias que são case studies, relatórios, análises e há guias passo-a-passo completos que parecem cursos online, como por exemplo este artigo How to Become an SEO Expert (8 Steps).
Ler artigos de blog de empresas especialistas é também uma forma de aprender qualquer coisa online sem pagar nada. É interessante se queres aprender mais sobre uma determinada indústria. É a opinião de especialista de quem podes retirar muito conhecimento.
4 – Media
Quando falo de Media, falo de revistas. Eu adoro ler a TIME magazine porque aprendo sempre qualquer coisa sobre economia, política, história, sociedade.
Durante a quarentena, subscrevi a revistas por uma fracção do preço e continuo informada. De facto, esta é uma forma de aprender qualquer coisa, mas que tem um custo associado. Contudo, o custo pode ser reduzido se conseguires ler conteúdo não pago.
O que mais gostava de ler era um artigo The Long Read, como o The Guardian tem. São histórias longas e complexas que podem ser lidas em 15 ou mais minutos. As reportagens longas não são só storytelling, são também documentos cheios de informação e de fontes por explorar. Nos últimos meses, o melhor que li foi artigos como:
- The New York Times “America Wasn’t a Democracy Until Black Americans Made It One”
- Esquire “Silicon Valley’s Tax-Avoiding, Job-Killing, Soul-Sucking Machine”.
São dois grandes exemplos que li e entendi muito sobre diversos temas.
Fact: Leaders are Readers
5 – Livros
Os líderes são excelente leitores. Assim, quanto mais lês, mais pensas, mais sabes, mais falas. É impressionante perceber como a leitura traz tantos benefícios à vida do ser humano. Para a vida, para a mente, para o corpo, para a alma e para a sociedade como um todo.
De facto, os livros não são um investimento gratuito, apesar de não ser impossível pedir emprestado a alguém ou fazer trocas. De qualquer forma, os livros são certamente um excelente veículo para aprender qualquer coisa sobre qualquer tema.
Esta quarentena li o Homo Spanies de Yuvah e “O Padre, o Surfista e a Executiva” de Robin Sharma. Dois livros diferentes, muitas mensagens para observer e reflectir. Mas a ideia to livro é poder ser uma brincadeira para o cérebro, que tem a capacidade de sonhar, inventar, pensar. Foi simultaneamente um escape da vida real e uma integração na vida com outra perspectiva.
É possível também ler livros de náo ficção para explorar tópicos como o empreendedorismo ou o marketing digital. E não descurar também os livros de não ficção. As histórias de pessoas ajudam-te a explorar o lado imaginativo e criativo das emoções humanas.
6 – Podcasts
A minha vida mudou com o confinamento. Como muitas outras pessoas, utilizava o caminho para o escritório para ouvir podcasts. Contudo, ao ficar em casa, perdi o hábito, até o voltar a ganhar umas semanas depois.
Muitos podcasts seguem a mesma estrutura de entrevista com um especialista de determinada área. Há vários conteúdos em inglês e também em português, que apareceram durante a quarentena. Podes ver aqui os vários podcasts que recomendo.
Utilizo-os todas as semanas para conhecer alguém, o seu trabalho e a sua história. Permite-me ver como diferentes profissionais encontraram o seu caminho em diferentes circunstâncias e como também aprender com o seu exemplo. As várias plataformas desponíveis – Spotify, Apple, Google – são excelentes para ouvir e aprender qualquer coisa sobre um tema. Não te esqueças de consultar a lista de 15 Podcasts portugueses para ouvir, aprender e inspirar.
Porque estudar isto tudo?
O Robin Sharma disse: “A repetição é a mãe da integração”.
Nas primeiras quatro semanas, queria aprender tanto porque tinha tempo para gerir o trabalho e outros interesses. Mas em maio, comecei a focar-me mais em desenvolver os talentos que já tenho. Ouvir as mesmas frases e ideias várias vezes, mas explicadas de maneira diferente, ajudou-me a encontrar claridade e a absorver mais conhecimento.
Segui esta técnica quanto ao marketing digital e escrita de conteúdos. Como ouvia os meus conteúdos repetidamente, sabia exactamente o que fazer quando os colocava em prática.
- Assim se quiseres estudar e aprender qualquer coisa:
- Encontra uma estratégia e faz um plano de estudo
- Seleciona as áreas que queres estudar e as que não queres estudar
- Bloqueia blocos de tempo sempre nos mesmos dias para ajudar a organizar a tua semana
- Tira notas
- Tira tempo para praticar o que aprendeste
Com esta quarentena, melhorei a minha escrita, os meus conhecimentos de WordPress. Assim, estou entusiasmada com o futuro e mal posso esperar para colocar estes conhecimentos em prática. Assim, também tu podes aprender qualquer coisa de forma totalmente gratuita!