começar uma carreira em marketing digital
Marketing Digital

Queres começar uma carreira em marketing digital? Só tens de fazer isto

Esta é uma área que está a ter muito crescimento. Se estás a pensar fazer uma mudança, para começar uma carreira em marketing digital começa por aqui.

O marketing digital tem estado “na berra” pelo menos desde 2010. É uma indústria que tem ganho milhares de profissionais e empresas, tanto em Portugal como no mundo. Basta abrir a seção de vagas do Linkedin, pesquisar “marketing digital” e aparecem centenas de vagas.

É comum tal acontecer, por ser uma indústria que combina uma transformação digital a acontecer com os consumidores e, por isso, as empresas devem comunicar mais nestes espaço, articulando novos canais, media, redes sociais e website.

Para quem está a pensar fazer uma transição de carreira, ou quer experimentar se o marketing digital é para si, só precisa de fazer uma coisa: iniciar um blog.

Este pensamento pode ser muito tendencioso porque eu tenho um blog. Mas não sou só eu a dizer. A Ahrefs, empresa especializada em ferramentas para analisar e implementar estratégias com base em SEO, também indica este como o primeiro passo para começar uma carreira em marketing digital. Vê o vídeo abaixo atentamente.

Porquê começar um blog para aprender marketing digital?

Para iniciar qualquer skill, acredito que deves ter dois fundamentos: um teórico e um prático.

Olhando para o marketing digital, a parte teórica seria aprender sobre o marketing: o que é, quais os princípios básicos, quais os seus objetivos e importância para a empresa. Depois deves aprender a parte do digital: como é que evolui, porque é tão relevante quais os principais comportamentos do consumidor neste meio.

A parte teórica pode ser feita através de livros ou blogs especializados sobre o tema. Existem muitos recursos sobre o tema, que acabam por te falar tanto da teoria como da prática. Podes apontar alguns destes recursos:

Contudo, a teoria vale pouco se não tiveres a prática – e por isso é que deves criar um blog.

Tal como Sam Oh conta no vídeo acima, ele começou em 2009 quando havia pouca informação e por isso teve de começar em algum lado. E foi toda essa experiência que o ajudou a chegar onde chegou, pois fez um bocadinho de tudo, sem ser no seu trabalho!

No vídeo, ele indica que o primeiro passo é criar um website ou blog. Ao fazeres isto, tens um “recreio” em que podes testar imensas coisas. Esta é a parte prática que precisas sem estares preocupado em fazer borrada num cliente real.

A ideia é escolheres um nicho e criares um site gratuito com o WordPress. É preciso investir algum dinheiro sim, mas é importante teres acesso a esta ferramenta de forma profissional, para teres mais flexibilidade de experimentar várias coisas.

Ler mais: Porquê ter um blog em 2020?

Como posso usar um blog para iniciar uma carreira em marketing digital?

Ao criares um blog como o Erre Grande podes experimentar as várias áreas do marketing digital.

Primeiro, tens a parte dos conteúdos: tens de perceber o tema que vais trabalhar e os tópicos que gostarias de abordar. Para isso, tens de conhecer a tua audiência. Se vais falar de receitas vegan, tens de perceber o que as pessoas já sabem, o que elas procuram mais vezes, que conteúdos têm interesse. Esta é a primeira base e é mesmo o começo da tua carreira em marketing digital.

Depois vais para a parte de pesquisar uma keyword: tens um blog sobre viagens, o que é que as pessoas procuram?

Começas a escrever os teus conteúdos otimizados para as keywords – e já estás a entrar no mundo do SEO. Queres que o artigo tenha as várias componentes que um plugin como o Rank Math te pede: pelo menos 600 palavras, links para outras páginas, imagens, uma tabela de conteúdos, etc.

Agora que tens os teus primeiros artigos, vais entrar na parte de promoção de conteúdo – falamos de redes sociais. Com elas, vais aprender a importância de criar imagens no Instagram, o uso de Hashtags, procurar as melhores frases para captar a atenção (copywriting).

A tua carreira em marketing digital está mesmo a acontecer…

Ao longo de todo este processo, estás também a ficar habituado a analisar resultados. Quer seja em Social Media ou em Google Analytics, vais perceber o que está a resultar melhor. Começas a identificar estratégias ganhadoras e os números ajudam-te a desenvolver esta componente.

Para chegar mais longe, vais fazer anúncios nas redes sociais, e, mais uma vez, vão-te ensinar a fazer Testes A/B, ver o que melhor resulta e ter algum contexto para as várias impressões e cliques que vais recebendo.

E também vais querer estar presente no Google, para optimizar a tua estratégia de SEO e entras no tráfego pago. Entendes melhor os comportamentos de quem visita as tuas páginas, também vendo como estão as visitas no teu website, quais os artigos mais vistos.

Por fim, embarcas também na área de Email Marketing. Queres ter uma audiência fidelizada para lançares algum produto ou testar uma nova componente de artigos. Para isso, começas a criar uma lista de contactos e fazer os teus testes. Assim, quando lançares uma nova vertente, já sabes que terá os resultados que esperas.

carreira em marketing digital simbolo social media

Parece trabalhoso começar uma carreira em marketing digital, mas é possível!

Este é um exemplo simplista, mas tem o efeito de bola de neve. Se consultares vários cursos de marketing digital, entendes que eles passam todos por estas áreas: conteúdo, social media, SEO, Ads, Analytics, Email Marketing. E tu consegues experimentar isto tudo, testar e errar ao criares um blog por ti.

Por isso é que digo: se queres começar uma carreira em marketing digital, faz os cursos que quiseres, mas cria um blog! Ele vai-te dar a prática que precisas para começar da melhor forma.

Outra vantagem de criares um blog é que, ao praticares, vais gostar de uma área mais do que outra, o que te permite preparar uma especialização. Uma carreira em marketing digital pode passar por uma especialização numa área específica e, se já testaste no teu blog, vais tomar uma melhor decisão.

O meu exemplo com o Erre Grande

O Erre Grande é um grande exemplo para lançares uma carreira em marketing digital.

A minha licenciatura é em Jornalismo. A verdade é que tirei um curso de marketing digital logo após terminar a licenciatura, mas não exerci na área. Contudo, foi através do blog que consegui hoje estar a trabalhar num departamento de marketing, em que usamos WordPress, Redes Sociais, Email Marketing e muita escrita de conteúdos. Ou seja, tudo o que já conhecia sem ir para um mestrado ou afins.

Além disso, consegui aprofundar conhecimentos porque todas as semanas escrevia qualquer coisa no blog e aprendia. O meu conhecimento prático e analítico em SEO melhorou muito a partir do trabalho e de aplicar conhecimentos aqui. Todas as experiências que fui tendo porque as pratiquei e me permitem criar conteúdos aqui, partilhar artigos e sugestões no LinkedIn, ajudar pequenas e médias empresas a ter uma comunicação digital eficaz.

Assim, se queres mesmo ter uma carreira em marketing digital, não percas tempo e cria o teu próprio projeto. Este vai dar-te uma experiência muito boa para saber se é isto que realmente queres. Além disso, é portefólio que podes apresentar numa hora de contratação. Vamos a isso?

Sharing is caring!