mulher a segurar calendario de conteudos
Marketing Digital

Calendário de Conteúdos: guia para planear publicações

Para teres um blog ativo e com conteúdos publicados de forma consistente, deves ter um calendário de conteúdos. Sabe como planear as tuas publicações.

Há um segredo para vários criadores de conteúdos conseguirem todas as semanas publicar no seu blog, no Instagram, no Facebook e ainda fazerem uma ou outra Story. Chama-se calendário de conteúdos.

No fundo, para poderes ter conteúdo semana após semana no blog e nas redes sociais, deves planear o que publicar. Podes até produzir coisas antes e agendar. Estás a dormir e há um novo artigo a sair. Tudo isto pode acontecer se te prepares para isso.

O que é um calendário de conteúdos?

É uma ferramenta que organiza todos os artigos de blogs e publicações em redes sociais que vais fazer durante um mês.

É uma prática utilizada em agências de comunicação para comunicar com cliente o que se tem pensado para ter presença nas redes sociais. No teu blog, podes ainda usar para escrever artigos e agendar mais tarde. É uma maneira de garantires que cumpres o teu plano, estás sempre a publicar e não te perdes no que escrever.

Ler mais: Escrever para clientes: 5 coisas a ter em consideração

Como fazer um calendário de conteúdos?

Existem vários templates já feitos por diversos sites, como por exemplo este da Coschedule. Contudo, acho que estes planeamentos têm demasiada informação e perdes algum tempo a perceber como é que podes utilizar a ferramenta para os teus objetivos.

Podes usar papel e caneta, apps ou mapas de excel para te guiares. Eu aconselho mapas de excel pois são ferramentas fáceis de utilizar, gratuitas e que podes personalizar.

Assim, segue este guia para criares o teu próprio calendário de conteúdos que tu podes usar para consultar todas as informações de que precisas.

Guia para fazer um calendário de conteúdos

O que vais apontar neste calendário? Vais criar um ficheiro com diversas folhas. A saber:

  • Pesquisa de keywords
  • Dias comemorativos
  • Calendário do que publicar no blog e nas redes sociais

1 – Pesquisa de keywrods

Na primeira sheet do teu excel, vais apontar as keywords que vais trabalhar.

Ao escolheres um tema, vais encontrar qual a melhor keyword para o teu artigo. É preciso fazer alguma pesquisa e que te vai ajudar.

No topo coloca a keyword que queres procurar. Insere no Google e abre os primeiros três resultados de blog (não inclui anúncios).

Ler mais: 6 ferramentas para pesquisar keywords para artigos

Em cada um desses artigos aponta qual a keyword do título, quantos subtítulos tem (h2), quantas palavras tem o artigo e quantas vezes a palavra-chave aparece. Usa a ferramenta SEO Minion, uma extensão do Chrome para fazer a análise por ti.

No final, fazes a média. Vais assim saber que para aquela palavra-chave, deves escrever um número de palavras, um número de subtítulo específico. Uma preciosa ajuda para estruturar os teus artigos antes de sequer escrever.

calendário de conteúdos para podcast

2 – Dias comemorativos

Em estilo calendário ou lista, aponta dias comemorativos ao longo do ano. Podem ser feriados, férias ou dias especiais ligados ao teu negócio, como Dia Mundial do Livro, Dia da Terra, etc.

Podes facilmente preparar os designs das redes sociais para estes dias ou um artigo especial. Agenda e ficas com o conteúdo para preparar no dia certo, para não te esqueceres dele.

Coloca também os dias comemorativos do teu blog, o primeiro ano, uma menção a como estavas no ano passado. É uma forma de fazeres artigos mais de reflexão mostrando uma parte da tua vida que se pode relacionar com os outros.

Ler mais: Design para redes sociais: 6 aspetos a saber

3 – Calendário para publicar no blog

Nesta terceira folha excel do Calendário de Conteúdos, coloca os artigos que vais publicar no blog.

Podes fazer estilo calendário ou estilo lista, vê o visual que é mais confortável para ti.

Coloca como colunas o dia, a hora de publicação, o título, palavra-chave relacionada, número de palavras aproximado, fase e também as visualizações que tens.

Na coluna “fase” podes ir atualizando para “em andamento”, “em revisão”, “concluído”, “agendado” ou “publicado”. Fazes assim um controlo do que está a ser escrito, o que ainda só tens a estrutura.

Na coluna “visualizações” podes colocar apenas uma referência. Se quiseres fazer um relatório mais completo de visitas, faz um documento à parte e retira as métricas do teu Google Analytics.

Ler mais: Google Analytics: principais métricas a analisar no teu blog

4 – Calendário para redes sociais

Por fim, liga o teu blog às redes sociais e cria um calendário de conteúdos para cada rede social que tenhas.

Como colunas, podes registar data, hora, rede social, imagem, copy, se a imagem já está feita, se o copy já está feito e a fase (em andamento, agendado).

Nesta folha de excel, inclui os dias comemorativos, as publicações de blog que queres fazer para te lembrares de, quando o artigo agendado sair, logo a seguir publicares nas redes. Podes também escolher partilhar artigos mais antigos, que registas no excel e agendas em plataformas específicas, facilitando o trabalho no dia-a-dia.

Para as redes sociais, cria uma folha para cada rede social, ou utiliza o calendário e menciona no topo “Facebook” “Instagram”, “Instagram Story”.

Se preferes o formato lista, agrupa cada rede social e preenche essa mesma lista. Como adição, podes criar um excel extra que é apenas um calendário para teres as tuas listas em formato visual.

Este é um guia prático para criares o teu calendário de conteúdos. Organiza as tuas publicações, agenda as mesmas e consegues ter a tua marca pessoal no online bem planeada, estruturada e com propósito!

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