
Esta é a book review do primeiro livro lido em 2021. Esta rubrica serve para acompanhar as leituras que faço e também para sugerir novos títulos. Se quiseres, visita a Lista de Livros que já li e recomendo.
Ficha técnica
Título: A Arte Subtil de Saber Dizer que se f**a
Autor: Mark Manson
Ano: 2018
Editora: Desassossego
Resumo
Este é o primeiro livro de 2021…e é um must read imperdível! Com apenas 200 páginas, “A Arte Subtil de Saber Dizer que se f**a”, de Mark Manson, é uma agradável surpresa. Achei que seria mais um livro de desenvolvimento pessoal, mas é um verdadeiro manual para a vida.
Manson resume bem o propósito do livro: “Não esperes uma vida sem problemas. Isso não existe. Deseja uma vida com bons problemas”. O livro fala em como devemos ser mais honestos, viver um dia de cada vez e como devemos olhar os problemas de forma diferente.
O título é meio enganador, porque não é mandar tudo à M****, mas sim aceitar os maus momentos da vida e contrariá-los. Ou seja, não é reclamar com os problemas, é saber identificar o que é ou não é problema. E desejar ter melhores problemas.
Notas a guardar
“O crescimento é um processo infindavelmente interativo. Quando aprendemos algo de novo não vamos do errado ao certo. vamos do errado ao ligeiramente menos errado”.
“A ação não é apenas o efeito da motivação, é também a sua causa. Se lhe faltar motivação para fazer uma mudança importante na vida, faça alguma coisa, qualquer coisa, e depois use a reação a essa ação como forma de se começar a motivar.”
“A rejeição é crucial para a vida. Todos temos de nos importar com alguma coisa, para que a possamos valorizar. e para valorizar alguma coisa, temos de rejeitar o que não é isso. Para valorizar X temos de rejeitar não-X”.