Neste artigo, sabe algumas dicas de como escrever oito artigos por mês no teu blog.
Ter um blog é super divertido. É ter um espaço, escrever umas coisas, tirar umas fotos, partilhar no Facebook, ter uns likes a mais e já está, é super giro. Porém, há um grande porém, um mas, um contudo. Quem começa a entrar nisto dos blogues percebe que isto, afinal, dá trabalho!
Podem haver várias perguntas sobre o teu blog:
Mas preciso de escrever todas as semanas?
E as fotos? Não podem ser só com telemóvel?
Ai como é que eu consigo ter tantas ideias?
A ideia de ter um calendário mensal de posts foi-me dada pela Catarina do Daydreams, num dos seus workshops do Bloggers Camp. Aquilo que eu já fazia, que era agendar posts, poderia ter uma organização e planificação muito mais definidas que me ajudavam na minha criatividade e a ter mais tempo.
Para mim, ter um mês de conteúdos é escrever 2 artigos por semana no blog.
Por isso, para poder o mês de Janeiro todo planificado, preciso de planear, escrever e agendar os vários artigos.
Este número parece brutal: se se demorar 1 hora a escrever um artigo (e não estou a incluir trabalhos com fotografia), precisamos de 10 horas para ocupar o nosso tempo. Ou seja, vai demorar literalmente um domingo inteiro agarrada ao computador a escrever.
Contudo, há todo um método que podemos arranjar para repartir melhor o tempo e ir deixando as coisas prontas.
1 – Preparação
Tal como aprendi no workshop do Bloggers Camp, temos de definir temas para o nosso blogue. Sempre que tenho uma ideia aponto-a no meu telemóvel e se não quiser mesmo perder tempo, começo a escrever o texto como quero.
Como podem ver, especificamente para este post, eu escrevi algumas ideias que queria abordar. Sempre que tenho alguma ideia, abro o blog, escrevo o máximo de coisas que conseguir e guardo o rascunho.
Ao fim-de-semana de manhã, ou durante a semana, arranjo uns minutos para compor o texto e assim vou acabando um ou dois artigos de cada vez.
Fazer antecipadamente os artigos permite-me acabar um texto e agendar para a semana seguinte, estando sempre à frente do tempo.
2 – Escolher o dia de trabalho
Aprendi no workshop a dedicar um bloco por semana ao blog. Tal como outras bloggers, escolhi o domingo de manhã para rever textos, escrever artigos que precisam de algum arranjo. Assim que termino, agendo os artigos completos para as semanas seguintes.
Assim, durante a semana, vou apontando as minhas ideias no telemóvel e ao domingo completo os textos como quero e ficam prontos para a semana que aí vem.
3 – Rever sempre os conteúdos
Para quem tem um blog de escrita (ou até mesmo de fotografias) é imperativo rever os textos. Não é rever uma vez, é rever duas ou três vezes. Mesmo que tenha um artigo agendado para daqui a duas semanas, no domingo anterior, releio o texto para saber se está como eu quero ou se ainda assim posso editar alguma coisa.
Como se diz no marketing digital, o Conteúdo é Rei e para termos um bom produto temos de o ver de várias perspectivas e reflectir sobre o seu valor. Assim, qualquer artigo tem de ser escrito, relido e relido para garantir que a publicação fica bem feita.
Ler mais: Algumas formas de divulgar o teu blog
4 – Para escrever é preciso ler
Por fim, o maior desafio em estar sempre com conteúdos novos é ter mais e mais ideias. Para mim, a melhor maneira de garantir mais ideias novas é de ler mais ideias.
Como a minha escrita tem a ver com a carreira e a motivação, procuro ler tópicos, notícias, reportagens sobre o tema para poder debater um novo assunto. Tenho uma lista de blogs que sigo atentamente para poder também ver como escrevem e abordam os vários assuntos de que falam.
Para se poder ter várias ideias e sempre artigos a serem publicados, a minha primeira tarefa é preparar o trabalho, recolhendo ideias e apontando tudo aquilo que vier à cabeça, depois é tirar um dia para deixar tudo prontinho. Se é fácil? Não muito, mas não é difícil. Apenas requer pratica e muito muito trabalho!
(PS – posso dizer que este posts foi escrito no dia 10 de janeiro e editado no dia 22, para sair já no mês seguinte. Planeamento é tudo!)