Follow Us

Aquele primeiro dia no novo trabalho

Aquele primeiro dia no novo trabalho

Hoje conto-vos um pouco do que é um primeiro dia no trabalho.

O primeiro dia de trabalho é sempre memorável, mesmo que seja num novo trabalho.

Aconteceu de novo eu ser a nova miúda em algum sítio.

Já fomos os novos alunos quando mudávamos para a faculdade, mas pelo menos tínhamos coleguinhas que nos acompanhavam nesse sentido. No mercado de trabalho, se entrarmos numa empresa sozinhos, somos os miúdos novos, o coleguinha novo, o caloiro do edifício.

Somos a pessoa com a preocupação de decorar todas as pessoas do nosso departamento e dos restantes. Ficas atento às pausas das pessoas, para perceber qual é o momento de descanso de manhã. Juntas-te aos colegas para não teres de almoçar sozinho e até conheces os típicos sítios a ir.

Também costumo olhar para a maneira que as pessoas vestem, para estar de acordo com a expectativa.

Ter o primeiro dia no trabalho que é novo é estranho.

É porque já não somos novatos, mas também não queremos ir cheios de manias, porque o ambiente de trabalho é diferente.

Não és o estagiário e também não queres ser convecido e parecer que dominas imenso o assunto, enquanto tens pessoas na empresa com mais 10 anos experiência que tu. És jovem e cheia de ideias, mas não vais revolucionar a empresa do dia para a noite.

Queres mostrar serviço, mas também integrares-te. És ótima a adaptar-te a novas circunstâncias e desafios, mas queres também “provar” que mereces estar ali.

Como é que posso mostrar que já sou profissional, mas adaptando-me à mesma à nova empresa?

É só ser simpática mas se parecer muito simpática posso estar já a ter confiança a mais com as pessoas?

Chegar a casa depois do primeiro dia é cansativo. É muita informação a reter. No entanto é temporário. Passado um mês já te habituaste a tudo. No primeiro trimestre, estás a apanhar o ritmo das coisas. Em seis meses, és profissional em alguma coisa e passado um ano parece que nunca trabalhaste num sítio diferente. É assim que acontece enquanto estás a ganhar experiência. Já não estás desconfortável e dominas a rotina.

Ninguém gosta de ser o miúdo novo no primeiro dia de trabalho.

Se calhar traz algumas memórias de adolescente em que és inadequado e só queres que as outras pessoas gostem de ti. Entrar numa nova empresa pode trazer esses sentimentos de novo ao de cima. Porque quando se fala de pessoas, todo o ser humano tem a necessidade de agradar e de se incluir no grupo.

E quando se é um adulto de 24 anos desejoso de trabalhar e fazer amizade com os outros adultos, era mais fácil estar no pátio da escola do que na zona de café enquanto as pessoas falam de casas, filhos e clientes.

E tu? Lembras-te do primeiro dia de trabalho num novo local? Conta como foi!