Marketing Digital

Algumas formas de divulgar o teu blog

Ter um blog não é só escrever, é também divulgar.

Ter um blogue não é só escrever o que se pensa e está bom. Para quem realmente quer ter um blogue a sério, tem trabalho pela frente.

Diz-se um “blog a sério” para quem quer ter visitas, passar uma mensagem, comunicar ou até vender algo. Para esses blogs é preciso pensar no conteúdo, nos temas, na escrita. Além de produzir a mensagem é preciso divulgá-la para chegar a mais pessoas.

O que é um blog?

Um blogue é uma plataforma onde se pode partilhar ideias, pensamentos, produtos, serviços. Pelo que a sua divulgação é importante, nem que seja para mostrar ao mundo que existes e que também tens as tuas ideias.

Esta conversa pode parecer um pouco narcisista, mas o mundo dos blogues é um pouco assim. Podes escrever para os nossos amigos e família ou só para ti. E também podes escrever para um público mais largo e até ter uma carreira focada neste meio. E se esse é o objectivo então tens de divulgar o teu blog.

Com o crescimento brutal das redes sociais e da importância da publicidade na Internet, que ferramentas podes usar para divulgar o teu blogue?

Pensa primeiro no alojamento

Quando quis criar o meu primeiro blogue em português a sério, escolhi utilizar o Sapo Blogs. Primeiro, vi que uma boa parte das bloggers mais conhecidas a nível nacional utilizavam esta plataforma. Além disso, comunico em português e essa é uma boa plataforma para ficarem a conhecer.

Para poderes ter uma boa divulgação, tens de pensar no público e em que plataforma queres estar, quer seja Blogger ou WordPress. Este site é feito em WordPress, pois tem mais dimensão a nível internacional (pensa também no Brasil e outros locais em que se falam português). E mais, dá para fazer um site tal como eu quero e isso ajuda bastante a escolher os materiais que quero divulgar.

As redes sociais são indispensáveis

Entre ter o teu próprio site e as redes sociais, ter um site próprio é fundamental. Contudo, as redes sociais são uma excelente forma de divulgar o teu blog.

Podes começar por criar uma página no Facebook. E também um perfil de Instagram.

Para gerar mais interação, deves seguir outros blogs com interesses em comum e comentares nos posts de teu interesse, para criares mais dinâmica. Podes também usar o Linkedin a teu favor, se escreves sobre temas um pouco mais profissionais. Já o Medium, utiliza para escrita criativa ou até mesmo para comunicar em inglês, como eu faço.

O e-mail não é uma coisa do passado

Existem vários tipos de funcionalidades no teu blog, como permitir que os teus leitores receberam os artigos da semana através de RSS. E as pessoas recebem o conteúdo via e-mail. Apesar de passarmos mais tempo nas redes sociais, o e-mail continua a ser uma forma bastante interessante de despertar o interesse da pessoa que o recebe. Se recebemos um e-mail com um assunto interessante ou de alguém que gostamos, é bem provável lermos esse conteúdo.

Outra forma é inscreveres o teu blog no Bloglovin, uma plataforma agregadora de blogs em que podes ter um feed atualizado com posts de blogs que segues.

Por último, porque não experimentar fazer uma newsletter? Deves incluir os teus últimos posts e também outros conteúdos exclusivos. Desta forma, podes ter mais do que uma ferramenta para divulgar o teu trabalho.

Resumindo, para divulgar um blogue de forma eficaz tens de saber quem é o teu público, onde é que ele anda e utilizar o máximo de ferramentas disponíveis, pois é  com uma estratégia com muita acção que os resultados aparecem!