Follow Us

Adaptabilidade: a skill mais importante para os tempos de incerteza

Adaptabilidade: a skill mais importante para os tempos de incerteza

As soft skills continuam a ter destaque nas carreiras atuais. Com a pandemia, os momentos incertos e as rápidas mudanças, esta skill parece ser a mais relevante.

Falar de carreira é também de soft skills. São as competências ditas não técnicas e que geralmente são desenvolvidas durante as experiências profissionais. Há quem tenha muitos anos de experiência e seja um mau ouvinte ou um mau líder, mas tal é possível de treinar se recorrermos à inteligência emocional e à formação.

Uma das soft skills faladas é a adaptabilidade

Ser adaptável ou ter a adaptabilidade é a competência de ser capaz de mudar para se ser bem sucedido. Esta deve ser uma competência tanto dos líderes como dos colaboradores de uma empresa.

Adaptabilidade tem assim a ver com aprender rápido, identificar problemas e começar a trabalhar mesmo quando as circunstâncias mudam ou os desafios tornam-se mais difíceis. Adaptabilidade tem também a ver com tomar decisões difíceis e confiar no discernimento das mesmas.

Ler mais: 6 Formas GRÁTIS de aprender qualquer coisa

Adaptabilidade é sinónimo de aprender rápido.

Se a empresa muda de sistema de facturação, é relevante que as pessoas que trabalham nesse departamento possam aprender a mexer na ferramenta de forma ágil. Uma mudança de sistema é sempre um momento estranho, mas quanto mais tempo se demorar, mais tempo a empresa perde a recuperar.

Assim, como profissional, a capacidade de aprendizagem é fundamental. É importante quando encontramos um problema. É importante quando a meio de um projecto mudam alguma parte do plano. Saber aprender e absorver novos conhecimentos é sem dúvida importante para a adaptabilidade.

Saber lidar com o fracasso faz também parte da adaptabilidade, porque te permite aprender com os erros e tomar riscos sem que o medo te paralise. Assim, para saber aprender tens de ter um growth mindset: um pensamento que te permite sair da zona de conforto, enfrentar medos e aprender novas coisas.

adaptabilidade homem a saltar na rua

Adaptabilidade é resiliência

Alguém que está pronto para desafios e já viveu muitas realidades na empresa é certamente alguém que tem muita resiliência. Essa capacidade de continuar a lutar mesmo depois de fracassar é um aspecto relevante. Isto porque tudo na vida muda.

Na tua carreira de largos anos, vais-te cruzar com diferentes cenários de que não estás à espera. Para puderes continuar o teu trabalho ou até ultrapassar os maus momentos como empresário, deves ser persistente para alcançar os teus objectivos. Há desafios interessantes e há momentos difíceis, e com motivação e resiliência, é possível construir sonhos e teres o sucesso que queres ter.

O mundo está a mudar e a adaptabilidade é a tua melhor amiga

O mundo em 2020 mudou quando uma pandemia se instalou por todo o mundo e criou uma crise sanitária e económica. Muitos países tiveram de fechar atividades, resultando em despedimentos e lay-off. Alguns dos postos de trabalho que sobreviveram foram aqueles que conseguiram desenvolver o seu trabalho sem sair de casa. Foi aí que vimos escritórios vazios e uma nova forma de teletrabalho ganhar destaque na vida das pessoas.

Por ser um momento instável, muitos perguntam quais os empregos mais seguros, aqueles que pagam bem e que permitem ter um maior equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal. As skills técnicas são necessárias para acompanhar a transformação digital nas empresas, mas as soft skills também ganham destaque. Incluindo a adaptabilidade.

Resumo: ter adaptabilidade é ter a capacidade de lutar todos os dias.

É uma resiliência forte em aguentar o barco, mesmo quando tudo parece ruir. Adaptabilidade necessita de estratégia para a felicidade, força para progredir, saber falhar e levantar de novo. Parece ser uma coisa para privilegiados, mas há muitas pessoas que não tiveram luxos na vida que melhor se adaptam a contextos. São lutares com apenas uma ideia na cabeça: o dia de amanhã.

Ter este pensamento de que temos é de estar vivos e ter saúde para continuar a viver os nossos dias é o que nos faz ser mais adaptáveis. Pois se sabes que o mundo vai estar sempre a mudar, então tens de mudar com ele. Mudar com o mundo pode ser mudares-te a ti, mas também fazeres com que o mundo mude os seus valores.

É nesta sintonia com o ambiente que as pessoas adaptáveis navegam, num equilíbrio complexo entre as rotinas e as mudanças. Entre o velho e o novo, o conhecido e o desconhecido. Ter adaptabilidade é por isso uma skill muito importante a desenvolver.