Follow Us

9 Cursos Online que fiz durante a quarentena

9 Cursos Online que fiz durante a quarentena

Enquanto estive fechada em casa a trabalhar, tive o privilégio de poder também estudar. Esta é a lista de cursos online que fiz durante a quarentena.

Fui trabalhar a partir de casa no dia 13 de março por isso já passaram 3 meses desde que estou a trabalhar em casa.

Não fui imune às mudanças que se assistiram durante a quarentena. Foi a minha primeira experiência de trabalho remoto e na sua maioria, só tenho a falar bem. É algo que se adapta ao meu estilo de trabalho e os ganhos financeiros, emocionais e de qualidade de vida são inegáveis para mim.

A experiência de trabalhar a partir de casa também me ajudou a perceber o meu ritmo de trabalho e a procurar ser produtiva no trabalho. As distrações continuam presentes, mas são de outras formas, por isso houve alguma adaptação que teve de ser feita.

Também aderi à febre de fazer cursos online durante a quarentena

Não seria de esperar outra coisa. Já falei muitas vezes que fazer cursos online é um hobbie muito viciante para mim. Está muito ligado com o meu entusiasmo de aprender, conhecer e saber mais. A influência do estudo continua bastante presente em mim: conhecer algo novo é entusiasmante. No mundo atual, os cursos online são verdadeiras formas que conseguir melhorar as competências profissionais ou adquirir novos conhecimentos.

Aprendi muito sobre fazer cursos online durante a quarentena, e essa reflexão deixo para outro posts. Assim, quero apenas partilhar contigo os vários materiais que tive oportunidade de experimentar e a minha opinião sobre eles.

skillshare abertos cursos online
Photo by Lewis Keegan – Skillscouter.com on Unsplash

Esta é a lista de cursos online que fiz durante a quarentena, até ao dia 31 de maio de 2020.

Ahrefs: Blogging for Business

Este foi dos primeiros cursos que fiz e de que gostei mais. Foi certamente um dos melhores cursos que já encontrei, porque tem uma componente teórica muito bem explicada e tem exercícios práticos.

Este software Ahrefs é uma das ferramentas mais aclamadas por profissionais do SEO, pois analisa o tráfego e as keywords de milhões de websites, por isso a sua fiabilidade é grande. Gostei principalmente de um insight que ainda não tinha trabalhado em termos de conteúdo: a intenção da pesquisa. Para quem faz conteúdo, deve pensar não só na keyword, mas também noutras keywords relacionadas, pois deves relacionar o teu artigo com aquilo que a pessoa procura.

Criou uma grande impressão em mim e recomendo o curso a qualquer profissional de marketing digital, content writer, entre outros. É também recomendável ver toda a biblioteca de vídeos no Youtube.

The Complete SEO Course – Reliable Soft

Os cursos online que fiz durante a quarentena foram bastante focados no tópico do SEO, pois é um conhecimento que gostaria de aprofundar. Assim, este foi um curso comprado logo no início de abril, mas que ainda não terminei. Fiz uma grande pesquisa sobre cursos de SEO com teoria e prática envolvida e este foi daqueles que me convenceu. A plataforma é fácil de seguir e os conteúdos estão bem estruturados, com texto, imagem e vídeos à mistura.

Além disso, comprei por estar em promoção (mesmo no início do confinamento), porque tem Technical SEO e por ter um extra de como posicionar páginas de e-commerce no Google. É um bom componente para a minha biblioteca e posso dar o feedback quando terminar.

Neil Patel – SEO Unlocked

Por outro lado, este foi dos cursos online que fiz durante a quarentena que “apareceram” mais tarde. Falando de novo em SEO, não pude deixar de seguir as duas primeiras aulas deste curso SEO Unlocked. Neil Patel é um reconhecido profissional na escrita de conteúdos otimizadas para SEO. Deve ter seguido as tendências da pandemia e assim lançou também o seu mini curso gratuito sobre SEO. É verdade que ainda não o acabei, pois o seu conteúdo é denso e tem muitos conselhos práticos que apenas podemos seguir com tempo. Contudo, para quem gosta do trabalho do Neil Patel, este é um bom ponto de partida.

Disclaimer: existe muita publicidade à sua ferramenta UberSuggest que recentemente lançou uma versão paga da mesma. Podes usá-la de forma gratuita, mas com limitações. Assim, pode ser um pouco limitador fazer este curso sem explorar a ferramenta primeiro.

Think Again I: How to Understand Arguments – Coursera

Este curso do Coursera é gratuito até ao final do mês de junho. Considerando uma skill basilar no mundo profissional, este curso ajuda -nos a detectar argumentos. É fundamental para analisar o discurso que ouvimos e lemos todos os dias de forma a detectar manipulações de factos. O trabalho tem-me roubado tempo para fazer mais deste curso, tendo só feito a primeira semana. Contudo, o saldo é positivo e por isso fica aqui a recomendação.

É interessante perceber que muitas vezes temos de estudar coisas fora da nossa competência técnica para mudar a perspectiva sobre os assuntos. Assim, investir nas competências profissionais passa também por investir em soft skills, para ganharmos outros talentos.

CoSchedule Academy

Já conheço o CoSchedule há mais de 3 anos, pois este software de gestão de conteúdos e redes sociais foi utilizado no Erre Grande durante um par de meses. É a ferramenta interessante e que teve a sua evolução. Considerando o mundo de isolamento social, a CoSchedule Academy esteve aberta de forma gratuita para todos os utilizadores, o que me permitiu testar alguns dos seus cursos. De facto, não diferem muito de outras academias que outros softwares criaram.

A única diferença que notei foi no curso “Write Better Headlines”, sobre a importância que os títulos têm no conteúdo. 80% das pessoas clica num artigo se o título for chamativo. Por isso, se o teu título for “morno”, poderás estar a perder cliques. Assim, este curso ajudou-me a pensar na arte do título e foi bastante útil nesse sentido.

Curso Martech, com Frederico Carvalho

Nem todos os cursos online que faço são em inglês 😉 O Curso do Frederico Carvalho foi uma excelente excepção.

Martech é sobre as ferramentas de marketing que utilizamos. Durante 6 dias, o Frederico explorou excelentes ferramentas que qualquer marketer pode utilizar para ter processos afinados de comunicação e angariação de leads. É muito interessante perceber que ferramentas gratuitas existem no mercado que nos podem ajudar a ter um sistema automático de vendas ou de conversão.

Microcopy & UX Writing Course

O UX vem de User Experience e pode ser o aliar a experiência do utilizador. Para quem escreve conteúdo, o UX writer é alguém que escolhe as palavras certas para estarem presentes em softwares e aplicações que têm a intenção pretendida. Um “clique aqui” pode ser transformado em “descobre como”. Um UX writer é um profissional bastante completo que deve combinar várias áreas de conhecimento.

Fiz este mini curso gratuito para perceber de que forma a minha skill de escrita poderia ser aplicada à tecnologia.

General Ambassy Dash Academy

Para terminar os cursos online que fiz durante a quarentena, falemos de programação. Já tenho algumas bases de CSS e HTML, mas tenho de praticar mais para me sair mais natural. Aprender a programar não é apenas fazer um curso online. É todo um processo que de facto é preciso uma requalificação profissional da pessoa, em termos de mindset, ferramentas teóricas, pensamento científico, e muita muita prática.

Já mais no mês de Maio, descobri o poderoso mundo do Youtube e por isso recomendo a qualquer pessoa fazer cursos através de vídeos do Youtube. É gratuito, sem limites, podemos ver vezes e vezes sem conta e acredita, há conteúdo sobre tudo!

Robin Sharma: The Victim to Hero Leap

Este é um curso mais virado para o desenvolvimento pessoal, mas que não quis deixar de referir como um dos cursos online que fiz durante a quarentena. Cada vídeo de 20 minutos é um medicamento diário para a alma. É uma forma eficaz de trabalhar o mindset, pois começas a pensar nos procedimentos e hábitos que tens na vida que te podem estar a impedir de concretizar objetivos e ultrapassar obstáculos.

Fiz o curso com o Robin e lembrei-me porque é que ele é um expert em desenvolvimento pessoal e que tudo o que ensina nos seus livros é verdade. Basta olhar para a vida de outra forma e muitos sonhos podem ser concretizados. Neste curso, é algo mais técnico e por isso mais prático, o que ajuda a pessoa a encontrar uma estrutura para definir melhores hábitos para a sua vida.

Estes são os 9 cursos online que fiz durante a quarentena. De facto, todo este conhecimento faz-me pensar no que se deve retirar num curso online e na capacidade que temos de dizer NÃO.