VIDA

5 pequenos hábitos que me ajudam na rotina matinal

A minha rotina matinal ajuda-me a ser eficiente e a acordar melhor. Sabe os cinco hábitos que tenho de manhã.

Pequenas acções durante vários dias criam grandes sucessos. É por isso que ter hábitos é a melhor forma de alcançarmos os nossos objectivos.

Sou uma amante da liberdade e da espontaneidade, mas sou uma pessoa muito organizada e que gosta de ter a sua rotina planeada. Sou aquela pessoa que gosta do imprevisto dentro do previsto, faço-me entender

Acredito que ter uma rotina nos torna mais produtivos

Ter uma rotina ajuda-nos a gerir melhor as nossas actividades, a podermos ter mais tempo para fazer outras coisas. No fundo, ter uma rotina ajuda-me a sentir que estou a aproveitar os meus dias. E por isso que acho tão importante estabelecer alguns hábitos diários.

Para mim, a rotina matinal são apenas pequenas acções que me ajudam a começar o dia da melhor maneira. Às vezes esses hábitos tornam-se leis que não quebro por nada, porque sei que apenas me ajudam no meu dia-a-dia. São acções que faço naturalmente desde pequena ou que fui aprendendo com o tempo.

Aqui ficam 5 pequenos hábitos que tenho e que me ajudam de manhã:

1 – Acordo e arrebito logo

Devo ser das poucas pessoas do mundo que não faz snooze. Quer dizer, este inverno quase que me tornei fã do snooze. mas já estou a voltar à minha forma normal. Se o alarme toca, eu levanto-me e começo o meu dia. Ficar na cama a fazer tempo não é bem o meu estilo. Começo cedo para aproveitar bem o dia e se for preciso descanso durante o dia.

2 – Tomo sempre o pequeno-almoço

Nunca fui aquelas pessoas que acorda sem fome e sai de casa e depois é que vai comer qualquer coisa. Na minha rotina matinal, tomo sempre o pequeno-almoço e sim, acredito mesmo que é a refeição mais importante do dia.

Já tentei acordar e tomar o pequeno-almoço mais tarde e não consigo. Tenho mesmo de comer naquela parte da manhã. Para mim, é importante ter energia logo de manhã.

Assim, a minha rotina matinal passa por comer um bom pequeno-almoço com calma. Há outras duas coisas que faço para me manter entusiasmada quando acordo: variar o pequeno-almoço e ao fim-de-semana tomar o pequeno-almoço fora. São estes pequenos presentes que me permitem ter uma rotina e variar um pouco, sem gastar muito dinheiro.

Ler mais: 3 dias sem café? – 3 dicas para ter mais energia

3 – Antes de comer, bebo sempre um copo de água

tres canetas de agua com limao

Uma rotina matinal que tenho desde sempre é mal acorde beber um copo de água. Beber água é fundamental para o nosso corpo estar hidratado e começar logo de manhã é um bom passo.

Para mim, beber um litro e meio de água por dia é a coisa mais fácil . Sinto-me bem, sinto-me hidratada e funciono melhor assim.

Ao longo do dia, quer esteja em casa ou no trabalho, tenho cuidado para beber sempre água. Acredita, beber água é das melhores coisas que podes fazer ao teu corpo. Está hidratado, logo funciona melhor. Além disso, pode-te ajudar a combater picos de fome.

4 – Escolho a roupa que vou vestir de véspera

Esta ideia é um pouco incutida pelos nossos pais e tem funcionado comigo durante anos.

Todas as noites, antes de deitar, confiro o tempo para o dia seguinte e escolho a roupa que vou vestir no dia seguinte. Poupa-me tempo de manhã e assim faço as coisas de forma mais tranquila. Assim, a minha rotina matinal não passar por escolher roupa, porque isso já foi feito. Se tiver de experimentar outfits, faço-o de noite e se tiver na dúvida, deixo as duas camisolas na cadeira e depois escolho.

Com a evolução para um estilo mais fixo, esta tarefa torna-se ainda mais fácil. Assim, reutilizo os looks que gosto mais. Se tiver dúvidas quanto ao tempo no dia seguinte, coloco outras peças de roupa alternativas. Assim, as manhãs ocorrem sem problemas.

5 – Não ver redes sociais até chegar ao trabalho

Pode parecer pouco intuitivo, mas não gosto de ver as redes sociais quando estou em casa. Se ficar muito tempo a olhar para o telemóvel, atraso-me no pequeno-almoço e posso perder os transportes públicos habituais. Assim, não faz parte da rotina matinal pegar logo no telemóvel e ver o que aconteceu durante a noite.

Tenho a vantagem que chego do trabalho antes das 9h e tiro alguns minutos para ver as novidades. Utilizo o tempo não para ver vídeos ou séries, mas sim para ouvir podcasts. Sinto que alimento o meu cérebro logo com ideias, em vez de ver notícias, comentários pouco apreciativos ou pessoas a passar férias nas Caraíbas. É também uma alternativa a estar sempre online, conseguindo assim desligar o telemóvel quando é preciso.

Estes são alguns dos meus hábitos da minha rotina matinal. E tu? Que rotinas tens?