Follow Us

5 mandamentos para a vida para melhorar

5 mandamentos para a vida para melhorar

Decidi propor um desafio e viver com estes cinco mandamentos para melhorar a minha vida.

A melhor forma de viver a vida é através de hábitos. Esses hábitos são difíceis de quebrar e fazem parte da nossa rotina. E quando fazem parte de nós, podem melhorar a maneira de viver todos os dias.

Se lês todos os dias, estás a alimentar o teu cérebro. Ou se fazer exercício físico semanalmente, cuidas do teu corpo. Beber água é uma forma prática de te hidratares e se nunca te esqueceres, ainda melhor.

Os mandamentos para a vida

Há momentos em que temos de parar e pensar: o que estou a fazer com a minha vida?

É aquele momento mais desconfortável, como se não te sentisses na tua pele. Estás preguiçoso, mas queres mais. Sentes a necessidade de fazer algo, afirmar alguma coisa, concretizar os teus sonhos. Queres arregaçar as mangas e mudar um comportamento há muito. Assim, para começar, podes precisar de um empurrãozinho.

A Sara do Little Tiny Pieces of Me inspirou a Ana do Infinito Mais Um (melhor título de blogue de sempre, eu acho!). E Ana inspirou-me a fazer uma lista 5 mandamentos para cumprir nos próximos tempos – próximo mês, até ao final do Verão, até ao final do ano, como quiserem.

Menos Scrolling

telemóvel com várias aplicações de redes sociais
Photo by Sara Kurfeß on Unsplash

Este deveria ser um mandamento para vida da humanidade, em geral.

Foi numa semana de menos trabalho que percebi o quão tempo útil gasto a fazer scrolling no Facebook ou até mesmo no Instagram. Digo a mim mesma que o scrolling é para ler notícias, encontrar artigos para me inspirar no blogue, ver anúncios de marcas que podem ser interessantes para mim. Mas 90% do tempo é pura procrastinação para não fazer coisas realmente importantes. Com a desculpa que fazer scrolling é “fazer pesquisa”.

Not anymore! Agora é ver notificações e responder no Messenger e de volta ao trabalho.

Mais fruta

Andei um ano na nutricionista, sou super apologista de comer coisas sem muito açúcar, não como chocolate há meses. Contudo, continuo a não investir na fruta como deve de ser. Sempre que faço a marmita, ponho comida a menos e apenas uma peça de fruta. E depois lá vou eu ao café da frente às 17h, cheia de fome, sabe-se lá comer o quê que é o doce do dia.

Not anymore! O meu mandamento para a vida será comer pelo menos duas peças de fruta por dia. E não esquecer de levar as peças comigo, para investir nas coisas boas da vida.

Ler mais: 5 pequenos hábitos que me ajudam na rotina matinal

Menos comer fora

Isto vem no seguimento do ponto seguinte. Tenho a mordomia de que posso lanchar fora ao fim-de-semana, que posso almoçar fora várias vezes durante a semana de trabalho. E, confesso, um dos meus grandes prazeres é tomar o pequneo-almoço fora de casa.

E depois interrogo-me porque é que tenho sempre de andar com notas na carteira para “não levantar dinheiro e não gastar em coisas superfulas”.

Not anymore! Mais comida de casa, mais dinheirinho na carteira. Por isso, vou limitar as minhas refeições fora de casa apenas a uma vez por semana. E reservar os pequenos-almoços fora apenas ao fim-de-semana.

Mais exercício físico

homem a correr com ténis azuis e laranjas
Photo by sporlab on Unsplash

Fiz o contrário do que muitas pessoas andam a fazer: em Janeiro deste ano, cancelei a inscrição no meu ginásio.

Não metia lá os pés há dois meses (por doença), não ficava perto de casa, não dava jeito ir depois do trabalho, não tinha piscina que eu simplesmente adoro. Enfim, estava a gastar dinheiro à toa e como eu sou muito responsável em termos financeiros, decidi não ter essa despesa extra. Mas agora sinto falta.

Estou saudável e como bastante bem, mas falta-me a tonificação muscular. Not anymore! Outro mandamento para a vida é manter-me ativa e fazer desporto. Ainda não vou voltar ao ginásio, mas vou investir em caminhadas e alguns exercícios em casa, para começar.

Mais praia

Para terminar os mandamentos para a vida, quero ir mais à praia.

Ontem com os 30 e tal graus em Lisboa, andei de perna à mostra e notei que estou para lá de branca. Eu não sou aquela morenaça tipo Rita Pereira, mas também não sou uma copinho de leite. Sou aquela pessoa que vai ganhado o bronze. Mas o ano passado fui 4 dias à praia. É péssimo, é aproveitar pouco.

Not anymore! Este ano vamos realmente trabalhar para o bronze. Mas claro, sempre com protecção elevada para manter a pele saudável. Este ano o bronze vai existir e vai-se prolongar até outubro. Vamos ver se o raio do trânsito para a Costa acalma um pouco e ir à praia não seja um horrível suplício.

E para ti, quais vão ser os mandamentos para a vida a melhorar nos próximos meses?