Marketing Digital

5 dicas para construir uma newsletter + Grandeza #5

Fazer uma newsletter dá trabalho, mas podes aplicar estas 5 dicas para fazer um pouco de magia.

Gosto de newsletters. Acho que sou viciada em receber e-mails na minha caixa de correio (os meus clientes no trabalho sabem disto, por isso é que enchem a minha caixa de entrada todos os dias).

Adoro receber os principais destaques do dia por e-mail. Gosto de ler artigos interessantes semanalmente sugeridos pelo Medium. Todas as semanas revejo as newsletters que me chegam e leio um pouco para estar informada ou para ter mais conhecimentos.

Omeu desafio todos os dias é ver que newsletters vale a pena seguir, para reduzir o tempo desperdiçado. Uso-as também no trabalho, pois comecei a ser responsável pela produção e envio das newsletters, pelo que passei a gostar ainda mais da parte criativa e de comunicar com as pessoas.

Quando comecei a newsletter do Erre Grande, já sabia o desafio que ia ter pela frente. Não podia ser uma newsletter qualquer, era a minha newsletter, tinha de ser feita à minha maneira, com tudo aquilo que sabia e que queria experimentar.

Era o meu bebezinho e por isso tinha de estar à altura dos meus objetivos. Estive parada umas semanas devido ao meu novo trabalho, mas já voltei a concentrar-me e tenho novas ideias para as próximas edições. Como o passar do tempo, aprendi passos essenciais que ajudam a ter uma boa newsletters e gostava de partilhá-los contigo.

5 dicas para construíres uma newsletter diferente e à tua maneira

1 – Planeamento

Foi sem dúvida o que falhou naquelas semanas em que não fiz a Newsletter. Não tinha uma calendarização feita de quando é que as newsletters iam sair e quando tinha de as fazer.

A preparação ajuda-te nos períodos de maior stress, pois ao fazeres o trabalho aos poucos, consegues ter espaços de tempo para o terminar. Faz um calendário de conteúdos, aponta na tua agenda a data de lançamento da newsletter e a data de preparação. escreve no telemóvel ideias espontâneas que tenhas e depois mãos à obra!

2 – Pensar num tema

Esqueçe as newsletters para informar os teus últimos posts. Os teus seguidores fiéis lêem o blogue todas as semanas, no Facebook, no Instagram, no Bloglovin.

Por isso, a newsletter tem de trazer mais qualquer coisa do que apenas os blog posts que fazes. Conteúdos exclusivos, fotografias que ficaram por postar, realçar posts antigos de que vocês gostam. Para mim, a newsletter não pode ser mais um post, tem de ser algo mais criativo e um momento de conversa com o leitor.

3 – Apostar nas imagens

As newsletters são óptimas formas de passar informação escrita mas um bom design é importante. Incluir imagens de links, GIFs animados como a Ana do Infinito Mais Um faz, brincar com cores e títulos. Um bom esquema de cores e letras chama à atenção, faz com que a leitura seja menos tradicional e mais energética, e por isso, faz-te destacar de todas as outras newsletters.

4 – Falar de ti

Dar um toque pessoal ao teu blogue é uma maneira de chegares mais perto dos teus leitores. Sei que muitas vezes achamos que estamos a falar demasiado de nós, ou que não temos nada de interessante para dizer. Ou que não queremos revelar muito da nossa vida privada.

Arranja o teu meio termo – o blogue é teu, a voz é tua, o conteúdo é teu. De certeza que vais encontrar uma maneira confortável de dares o teu cunho pessoal da melhor forma, e os teus leitores vão gostar isso.

5 – Partilhar

azes uma newsletter e depois não tens ninguém para enviar? Cria a tua base de seguidores, mostra onde se podem subscrever e partilha o teu trabalho.

Ninguém vai saber que tens uma newsletter se não as promoveres. E não tenhas vergonha! A minha newsletter, Grandeza, já tem mais de 10 números e quase ninguém sabe que ela existe e, por isso mesmo, estou a promovê-la. Tenho de mostrar aos meus leitores que se ainda não subscreveram, que o façam.

A auto-promoção parece algo chato, mas é essencial para termos um bom blog, um blog lido por pessoas que se revêem no que escrevemos. Eles gostam do que lêem, nós gostamos que eles leiam – é um win-win perfeito!

Estas são algumas dicas que deves seguir para construíres a tua newsletter. Se queres receber a Grandeza já esta sexta-feira, subscreve neste link.