O Linkedin é a rede profissonal do momento neste artigos vais saber como utilizar o Linkedin.
O LinkedIn pode ser a rede social do momento. Cada vez mais usuários visitam a rede social todos os dias.
Quando lançada em 2003, parecia ser apenas uma forma das pessoas terem o seu CV numa página. Assim, numa das trezentas mil candidaturas de emprego que as pessoas enviam todos os dias, em vez de enviar um PDF, envia-se um link com um perfil básico.
Mas o LinkedIn cresceu.
Com todas as suas funcionalidades, por vezes, esqueço-me de que esta plataforma tem, principalmente, a função de me apresentar profissionalmente ao mundo. É também uma boa ferramenta para manter em contacto com outros profissionais, empresas da indústria e figuras de referência em qualquer segmento do mercado.
E para que não pense que o LinkedIn é apenas o”Facebook das empresas”, ficam aqui quatro formas de utilizar o Linkedin, como forma de desenvolvimento profissional e pessoal:
Utilizar como CV
A página de perfil é o nosso instrumento básico. É o teu curriculum, que contempla todas as experiências profissionais, extra curriculares, formações, serviço de voluntário, diplomas, prémios, ensaios, etc.
Todo o conhecimento que te formou como ser humano pode ser colocado nesta página dinâmica que está em constante actualização. Faz um perfil básico e depois começa a adicionar pequeno pormenores que podem fazer a diferença entre um perfil normal e um perfil com personalidade.
Ter uma lista de contactos profissionais
Outra forma de utilizar o Linkedin é criar uma rede de contactos boa para networking.
Mais do que ter um currículo, o objectivo é poder ligar aos colegas de trabalho, a pessoas relevantes na sua indústria, a mentores que te possam ajudar na sua carreira profissional. Não só é importante te conectares com as pessoas que conheces, como amigos e colegas de trabalho, mas também com pessoas com quem gostasse de trabalhar. Ter uma conexão permite-te estar visível para outras pessoas, o que alimenta o seu perfil e actividade na plataforma. Contudo, o importante não é ter o maior número de conexões possível. Estas devem ser feitas consoante os seus interesses na área e de progressão de carreira.
Usa o Linkedin para procurar oportunidades
Provavelmente é a ferramenta mais utilizada no LinkedIn, atualmente.
Muitas empresas, pequenas, grandes ou multinacionais, começaram a dinamizar esta área, ao fazerem a articulação entre a página de carreiras dos seus próprios websites.
Considerada a rede social “mais séria”, é de esperar que os interessados tenham no seu perfil toda a informação relevante e o real interesse em concorrerem à vaga anunciada. Desta forma, o LinkedIn facilita um contacto mais directo entre empresa e candidato. Com a visualização imediata do perfil e até mesmo a comparação com outras pessoas que também concorreram, é uma forma eficaz de recrutamento, especialmente para cargos com competências específicas.
Escreve artigos
Não fosse uma rede social de partilha de contactos, o LinkedIn dá a oportunidade a qualquer pessoa de poder partilhar notícias, as suas experiências e artigos de opinião.
Esta recente funcionalidade é utilizada por marketeers, jornalistas, escritores, profissionais de RH para partilharem as suas análises sobre o mercado de trabalho, marketing digital, recursos humanos, gestão de equipas e de tempo e outros temas falados nesta comunidade. A partilha de conteúdo traz visibilidade ao perfil e pode também ser uma forma de conectarmos com pessoas com os mesmo interesses.
No fundo, o LinkedIn é uma plataforma não para pessoas “sérias”, mas para pessoas com real interesse na sua profissão. Pode ser utilizada na criação de networking e na partilha de experiências. Este é certamente um ambiente que privilegia o profissionalismo e a excelência profissional. Se ainda não sabes como funciona, utiliza estas dicas para experimentar.