A rubrica Eu Já Li, que fala de livros que vou lendo. Hoje é sobre o “Nudge”.

Se queres saber o que ando a ler, é seguir o “Eu Já Li”, uma rubrica sobre livros.

Este ano, comecei por ler o livro Nudge: Como decidir melhor em questões de saúde, riqueza e felicidade, dos autores Richard H. Thaler (Prémio Nobel da Economia 2017) e Cass R. Sunstein.

Do que fala o livro?

livro nudge com cafe ao lado

O livro “Nudge” é de não ficção aborda as decisões que tomamos todos os dias e como podemos tomar melhores decisões. Através do estudo da “arquitectura de escolha”, os autores mostram-nos como a publicidade, a comunicação e o modo como as coisas nos são apresentadas podem influenciar bastante as nossas escolhas.

Por exemplo, numa escola primária, o refeitório quer incentivar os alunos a escolher opções saudáveis, mas fica difícil escolher uma maçã em vez de um chocolate. E se a maçã estivesse mais perto da criança e o chocolate mais escondido ou pouco acessível poderia fazer a diferença?

Assim, o livro “Nudge” explora alguns que são interessantes para descobrir como até Governos e empresas privadas devem apresentar boas opções aos cidadãos, sem escolher por eles, mas influenciando-os a tomarem decisões boas para si.

Confuso? Não, é um livro que vale a pena ler.

Ler mais: Quatro Horas Por Semana: um livro para viver uma vida mais calma

Onde encontrar?

Podes encontrar os livros nas lojas habituais, como FNAC e Wook, na versão portuguesa. A versão original pode também ser encontrada no Book Repository.

Nota: 8/10