Skills Pessoais São Mais Importantes?

Quais são as skills que as empresas procuram? Para Sam Zell, não é preciso muito.

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e ter um currículo não chega. Há imensos artigos na web sobre como preparar uma entrevista de emprego. O que dizer, o que não dizer, que perguntas pertinentes podem fazer, que perguntas e respostas devemos evitar.  Há também um rol de artigos sobre desenvolvimento pessoal que nos diz exactamente o perfil que as empresas procuram.

De facto, vivemos numa era de grande desenvolvimento tecnológico, pelo que as skills técnicas são populares.

Quem nunca leu um artigo que dizia que a programação era o novo Inglês? A programação, o design, o CRM, o Marketing Digital são skills com soluções de formação para qualificar mais profissionais.
A par disso tudo, que outras skills devemos ter?

Sam Zell, dono de uma empresa de investimentos à lá Warren Buffet, fala na sua biografia a importância de ter inteligência mas também trabalhar muito:

 

Há um nível de QI básico que é necessário para trabalhar na minha empresa, mas eu não preciso de cientistas aeroespaciais. Depois do QI, aquilo que profetiza o sucesso de alguém é a acção, a energia, a atitude, as opiniões, a convicção e a paixão. E a capacidade de perceber o centor da questão. Trocaria mais 20 pontos de QI por qualquer uma destas qualidade.

 

Zell toca numa questão muito pertinente.

As skills técnicas são importantes mas que só se conseguem realmente realçar quando temos soft skills determinantes – paixão, energia, atitude.

Podemos ser os mais espertos da turma mas se não soubermos lidar com pessoas, automotivarmo-nos , a persistir e a fazermos aquilo de que gostamos, não vamos conseguir trabalhar bem e sermos bom profissionais.

As skills técnicas são determinantes para podermos mostrar que conseguimoSfots fazer as tarefas do dia-a-dia numa empresa.

Contudo, são as soft skills que nos permitem navegar os vários desafios profissionais com a atitude certa. Sem ela, nenhum profisisonal vai conseguir crescer – e sem crescimento não há sucesso!

TORNA-TE GRANDE!
Subscreve à Grandeza
Recebe em primeira mão dicas e novidades sobre Carreira, Empreendedorismo & Motivação!
Quero ser Grande!
Sem SPAM, porque quero que recebas conteúdo útil. Experimenta!
close-link