5 Ted Talks que me marcaram e recomendo para veres

Uma das coisas que mais faço em 2019 é ver vídeos, principalmente Ted Talks.

2019 é um ano diferente, pois virei-me dos livros para os vídeos.

Em 2018, comprei alguns livros, em que gastei mais de 100€. Contudo, perdi a vontade de os ler nos meses seguintes. Quando começou 2019, fiz a promessa que ia ler mais e que não ia comprar mais livros até terminar a lista que tinha. No verão, as férias foram ótimas para desligar e consegui ler muitas revistas e um livro inteiro.

Contudo, 2019 está a ser mais marcado pela minha tendência de ver vídeos.

Não sigo muitas Youtubers, mas sim canais específicos. Pelo menos uma vez por semana, invisto uns minutos para ver vídeos de assuntos que me interessam, por pessoas que me interessam. Vejo vídeos de youtubers, mini documentários ou até mesmo entrevistas – ou Ted Talks.

As TED TALKS são fontes de inspiração a vários níveis. Não têm uma área concreta, os speakers são especialistas na área e nunca há um mau discurso. Gosto que todas as ideias estão bem estruturadas e apresentadas e as menções a estudos feitos. São vídeos em que podemos aprender, pensar e explorar.

Assim, partilho as 5 Ted Talks que mais me inspiraram até agora.

Why We Should Be More Sexist | Tomas Chamorro-Premuzic | TEDxCambridge

Esta Ted Talk foi a mais recente que vi e partilhei no Facebook. Num debate cada vez mais acesso sobre feminismo e igualdade de género, este vídeo fez mudar a minha perspectiva.

Enquanto se fala em como as mulheres têm de se apoiar ou como os valores da sociedade paternalista estão em crise, é importante ter um debate franco, focado e suportado por facto (sem nunca esquecer a desigualdade que existe).

Fala muito de que há diferenças entre igualdade e equidade, algo que tem de ser pensado e aplicado no dia-a-dia, dando valor ao que várias mulheres trazem para a sociedade.

My identity is a superpower — not an obstacle | America Ferrera

Conheço a America Ferrera como a Ugly Betty e doutros filmes. Neste vídeo, ela fala como combateu os estereótipos ligados à sua entidade latina e como utilizou essa desvantagem como superpoder.

De facto, sou uma mulher branca europeia, por isso sou uma pessoa à partida priveligiada e não sofro de racismo ou de xenofobismo. Ainda assim, gostei da Talk porque fala de questões étnicas e como no fundo somos todos apenas pessoas. Não interessa se a America é latina, ela é atriz, é boa no que faz por isso deve ser contratada por isso, não para preencher um perfil pouco real do que esperam dela.

Mais uma vez, esta talk ganha ainda mais relevância nas grandes questões atuais sobre racismo, xenofobia e emigração.

Leyla Acaroglu: Paper beats plastic? How to rethink environmental folklore

As questões ambientais fazem parte da minha infância, até. Desde nova que me lembro de falar sobre a importância da reciclagem e do buraco da camada do ozono. As alterações climáticas são o assunto do momento pois afetam a humanidade em qualquer perto do globo, ricos ou pobres.

Assim, esta Talk aparece no debate sobre a sustentabilidade e ecológico – será que ter sacos de compras de papel é melhor do que de plástico?

Já recomendei esta Talk a várias pessoas, pois mostra que não podemos olhar apenas para as coisas que fazemos, mas sim como as fazemos e com que custo fazemos. Aprendi muito com esta talk, pois comecei a olhar para as complexidades das mudanças ecológicas e como a tecnologia verde tem de ser encarada num panorama geral. “Ser verde” não é só usar determinados produtos, é preciso ver o que gastamos ao produzirmos os mesmos.

How to build a company where the best ideas win | Ray Dalio

Conheci o Ray Dalio porque investi os melhores 30 minutos da minha vida num vídeo em que ele explica como funciona a economia (vejam aqui, por favor!). Gostei tanto da sua abordagem que quis ver mais vídeos, encontrando esta Ted Talk.

Ray Dalio é dono do mais bem sucedido fundo de investimentos, um homem certamente poderoso e que está no topo mundial dos 1%. Ainda assim, as ideias que transmite ajudam a pensar no contexto profissional. Nesta talk, ele fala como a sua empresa baseia-se em métricas brilhantes e fora do comum para tomar melhores decisões. No fundo, coloca uma base matemática e fatual na tomada de decisões arriscadas. Para ver e aprender sem dúvida!

The mathematics of weight loss | Ruben Meerman | TEDxQUT (edited version)

Quantas vezes já se falou de nutrição, ser saudável, comer bem nestes poucos anos do novo século? As dietas detox, as Paleo, o jejum intermitente, todas essas modas continuam a não responder à pergunta: como perdemos peso?

Esta Ted Talk deixou-me de boca aberta sobre como o nosso corpo efectivamente perde gordura. O melhor de qualquer Ted Talk é mesmo os dados que apresenta e neste caso temos direito a demonstração e tudo!

Este vídeo é uma grande “wake up call” e que te pode deixar perturbado, para o melhor!