auscultadores brancos

5 Novos Podcasts para começar bem o dia em 2019

Depois de ter publicado os podcasts que ouvia em 2017, decidi fazer uma atualização para este ano.

Sabem qual e o artigo mais visualizado do blog? É um post de 2017 com os melhores podcasts. De tudo sobre carreira que escrevo, o meu post mais lido é sobre podcasts.

De facto, recordo-me do tempo em que ouvia podcasts todos os dias, sem excepção.

Como andava de transportes para ir até ao trabalho, os períodos da manhã e da tarde eram os meus momentos preferidos do dia. Bastava por os fones e entrava num outro mundo. Mundo esse com conversas, entrevistas e muitas histórias partilhadas.

Ao rever o artigo, pensei que a lista está mesmo desactualizada. E notei também que houve uma fase em que me cansei de podcasts.

Noto que deixei de ouvir alguns podcasts que mencionei, pois todos eles acabavam por falar do mesmo. Não que seja mau, mas quando conhecemos muito o discurso de alguém, começamos a notar nas semelhanças. Ouvimos a quarta conversa ou keynote e já sabemos o que ele ou ela vai dizer.

Aconteceu particularmente com o Gary Vaynerchuck, uma referência no marketing e no mundo digital em que vivemos.

O Gary continua a ser uma referência, mas houve um período em que já estava farta. Ouvia todos os dias as diferentes keynotes e entrevistas que fazia e notei que ouvia as mesmas frases todos os dias. Enquanto procurava alguma nova ideia para aplicar na minha vida, lá estava a ouvir o mesmo.

Percebi que a culpa não era minha, pois o que interessava era falar para novos públicos em diferentes plataformas. Assim, hoje sei que se ouvir a mesma pessoa em diferentes entrevistas, ela vai soar igual e isso faz parte da mensagem de cada um.

Outra coisa de que já não gostava na altura era ouvir tudo em inglês.

Leio em inglês e oiço muito em inglês, mas defendo que devemos ouvir mais coisas em português. Na altura, havia menos oferta e a qualidade era diferente, pois a colocação de voz e até mesmo a qualidade da gravação eram menos boas. Contudo, hoje percebo que é melhor feito do que perfeito e com a melhor oferta, já é possível ouvirmos bons podcasts sobre tudo, em português.

Assim, hoje tenho a oportunidade de rever a lista e atualizá-la como deve de ser!

Maluco Beleza

O pai de todos os podcasts de Portugal continua a ser a minha escolha de eleição. Continua a surpreender-me com convidados novos de qualquer área ou até mesmo com as celebridades de sempre. Gostei muito de ouvir o Sérgio Luis de Carvalho, escritor e professor de história, o Miguel Gonçalves, comunicador de ciência e a guerreira Catarina Furtado.

A plataforma está a evoluir para novos formatos, pelo que para quem quer ter um espaço para ouvir falar sobre tudo, tem o Maluco Beleza.

Ouvir falar de Amor

O storytelling está na moda e ouvir casais a falar das suas histórias de amor é a coisa mais humana e fofa. Já pensarem em celebridades contarem as coisas ridículas que fizeram aos namorados ou amigos? Que a Cuca Roseta conheceu o marido porque ele a viu a cantar e foi lá fazer stalking na semana seguinte?

O podcast da Rádio Comercial é 100% português, 100% romântico, 100% real e 100% delicioso. Com ou sem famosos, é o áudio de 30 minutos perfeito para compreender as relações humanas e como o amor verdadeiro é realmente a única solução para todos os problemas do mundo.

Breakfast with Fred

Acompanho o Fred Canto e Castro há mais de um ano, tendo-o conhecido no Linkedin. Hoje subscrevo à sua newsletter e tenho acesso a podcasts públicos e privados. O meu preferido é privado, mas hoje recomendo-vos o Breakfast with Fred.

Muitos vão notar que o estilo de entrevista é muito parecido com o Maluco Beleza, mas todos os outros podcasts de entrevista vão sempre ser semelhante ao Maluco, por ser a referência que é (e não tem mal nenhum nisso).

Ainda assim, o Fred foca-se no empreendedorismo e tem convidados que falam sobre a sua história de sucesso e os desafios que ultrapassaram. Já se falou com atletas, empresários, inspiradores, embaixadores. Toda e qualquer pessoa com uma história de superação pode ser um exemplo para termos aquela força extra no dia-a-dia. Recomendo para quem é viciado em desenvolvimento pessoal (como eu!).

Lifestyle by design

A Filipa Maia juntou o Branding, o Marketing e o Propósito de vida num só podcast. O podcast Lifestyle By Design mostra que, através de técnicas de coaching e de journaling, é possível ter uma carreira e uma vida pessoal melhor. Mais uma vez, é conteúdo técnico importante, mas também conteúdo para a vida. Sigam pois é em português e vai-vos ajudar.

Impact Theory

O Impact Theory é o podcast em inglês que ainda oiço (sigo o Gary Vaynerchuck mais no Instagram e não deixo um dia passar sem ver os seus vídeos).

O Tom Bilyeu não é estranho ao tema do sucesso, mas este ano atingiu os milhões de pessoas que queria alcançar. Este podcast traz imensos convidados de muitas áreas e com muito sucesso, sem sequer serem celebridades. As entrevistas são muito bem preparadas e vão ao detalhe, em que se disseca os processos e o mindset que os convidados têm. Nem os momentos maus são escondidos, pelo que cada convidado te pode tocar de maneira diferente.

Esta é a minha lista atualizada de podcasts. E tu? Que podcasts andas a ouvir em 2019?