4 coisas de que gosto em lisboa

4 coisas de que gosto em Lisboa

Lisboa está na moda, mas eu já estou cá há décadas. Sabe quais os meus pontos preferidos da capital que podes e deves visitar.

Lisboa é o sítio para se estar. Os prémios internacionais de turismo o dizem. As múltiplas conferências ligadas ao futuro não deixam mentir. A quantidade de empresas estrangeiras a mudar de escritórios para perto do rio Tejo é surpreendente.

Lisboa é sítio para turista – mas também é para residente.

Lisboa é a capital, é a cidade maior e é conhecida como «menina e moça» e aparentemente cheira bem. Com estas coisas todas, pensei que gosto de viver na capital e, seguindo a sugestão da Momondo, comecei a pensar quais eram as quatro coisas que mais gosto em Lisboa.

Aqui ficam as 4 coisas que mais gosto em Lisboa

O Sol

Sim, há sol em todo o país, mas Lisboa ilumina-se de outra maneira com o sol. Temos os dias frios de inverno com sol quente e temos os melhores finais de tarde. O Terreiro do Paço é um dos sítios ideais para passear, subindo pela Rua Augusta até outras zonas mais pitorescas da capital.

Se é para estar quieto, os vários miradouros existentes são como um pedacinho do céu. Não há melhor maneira que agarrar numa cerveja e ficar a olhar para o sol a descer no horizonte dos edifícios. Há ainda miradouros perfeitos para beber um café, ouvir música de fundo e conversar até mais não.

Rua Augusta

O Rio

Sim, claro que existem outras cidades igualmente belas em Portugal que não têm rio. Há também as outras grandes cidades com rio, mas Lisboa ganha por ser maior, talvez. Estar ao pé do rio dá logo calma, deve ser uma coisa dos heróis do mar, que só estamos bem ao pé.

Podemos olhar para o rio desde a zona do Parque das Nações e passando por Santa Apolónia, Terreiro do Paço, Cais Sodré, Alcântara e por aí fora. Não é preciso haver um quiosque ou um miradouro. Só ter uma zona para sentar já é suficiente para um bom programa de fim-de-semana.

Se continuarmos sempre em frente, temos ainda a sorte de chegar ao mar, tão pertinho dos escritórios ou da baixa histórica. Nos primeiros dias do ano, vi o pôr-do-sol em Carcavelos e não há melhor coisa do mundo.

Os Rooftops

Estes podem ser parecidos aos miradouros, mas têm uma energia muito diferente. São excelente sítios para ver a cidade, mas gosto especialmente da vista, da decoração dos espaços, do ambiente que propicia a conversas. Ajuda também se poder ficar lá muito tempo.

Gosto especialmente dos rooftops no Verão, mas há também bons rooftops no inverno. Já visitei dois ou três, mas o meu preferido é sem dúvida o do Sheraton. É o topo do edifício do Hotel, num bar ao lado do restaurante. É um espaço mais relaxado e fechado e tem uma vista de 360º de Lisboa. É uma super vista que dá para apreciar bem perto e com menos confusão.

Rooftop «secreto» em Lisboa

Belém

Esta zona de Lisboa merece por si só destaque.

Belém é um sítio diferente: tem jardins, tem o rio, tem a parte pitoresca, tem o Mosteiro dos Jerónimos, tem os únicos pastéis de Belém. Tem os jardins grandes e o CCB para visitar exposições, ver concertos, beber um copo ao final do dia.

Tem ainda o Padrão de Descobrimentos e a famosa Torre de Belém, que é tanto bonita de dia como é à noite (passem lá antes de se apagar à meia-noite, fica linda!)

Sempre que se vai a Belém, é um dia bem passado, tanto que queremos lá viver, para termos aquele espaço todo para nós.

É também uma boa zona dedicada à comida, como o restaurante ESTE E OESTE. Fica no CCB e é a fusão de comida do oriente e ocidente, com pratos diferentes. O Darwin’s, na Fundação Champalimaud, é também uma experiência gastronómica a pensar.

Estes são as minhas coisas preferidas da capital e tu? Que sítios mais gostas de Lisboa?