Book review – «O Mercado Grita Talento» de Miguel Gonçalves

Guest post: Filipa escreve no blog My World of Discoveries, o sítio ideal para procurar ideias sobre viagens em Portugal e no mundo. A Filipa também gosta de escrever sobre mulheres no trabalho e gosta de partilhar as ideias nos livros que compra.

Certamente que já ouviste falar do Miguel Gonçalves e do Pitch Bootcamp, o acelerador de carreiras que aproxima jovens universitários e empresas. Quiçá até esteve na tua faculdade e tiveste oportunidade de participar.

Foi a pensar nos jovens universitários e na sua falta de conhecimentos sobre a sua proposta de valor para entrar no mercado de trabalho que o Miguel Gonçalves escreveu este livro.

A tua carreira é um negócio, e tu és o CEO

Quantas vezes paraste para pensar em que tipo de empresa gostarias de trabalhar – se preferes o rebuliço de uma start-up tecnológica ou preferes estar num departamento de uma multinacional a desempenhar uma só função? Já te questionaste quais são os teus objetivos de carreira, se preferes ter um work-life balance ou ter oportunidades internacionais?

Estas são algumas das questões que o livro te obriga a refletir através de exercícios práticos. É fundamental que antes de começares a mandar currículos e a candidatares-te para vagas de emprego reflitas sobre o que queres para a tua carreira.

As empresas não compram cursos, compram competências

O livro está bem organizado, apresenta uma linguagem simples e está dividido em quatro grandes áreas: Produto, Cliente, Proposta de valor e Comunicação.

As empresas não te vão contratar só porque tens uma licenciatura em marketing ou um mestrado em gestão! Vão sim, contratar-te pelas competências que desenvolveste ao tirares o curso. Desta forma, no capítulo dedicado ao Produto, que és tu, através de exercícios práticos vais perceber melhor que competências é que ganhaste com as tuas experiências, sejam elas académicas, profissionais ou de voluntariado.

Já no capítulo dedicado ao Cliente, irás desenhar a tua árvore de clientes, ou seja, os mercados em que poderás trabalhar e a desempenhar que funções

O capítulo da Proposta de valor é sem dúvida o mais importante! A tua proposta de valor enuncia os motivos pelos quais uma empresa te irá contratar a ti, ao invés de outro candidato.

Por último é essencial perceber como é que vais comunicar com as empresas. No capítulo da Comunicação irás perceber qual a melhor abordagem para chegar à empresa em que queres trabalhar. Não caias no erro de mandar currículo para o diretor de Recursos Humanos quando se calhar a empresa nem o tem.

O livro ainda apresenta mais dicas e conselhos para a tua carreira, como por exemplo, a construir um currículo de sucesso, como responder a um anúncio ou como enviar um email de candidatura. Se estás à procura de trabalho ou queres mudar de rumo na tua carreira aconselho-te a leres o livro e a fazeres os exercícios propostos.

Chegar onde queres só depende de ti.