Dicas de viagens: como organizei as minhas últimas escapadinhas

Fazer viagens é um bom passatempo, mas se não for bem organizado, pode-nos custar tempo e dinheiro que podia ter sido usado de outra forma. Sabe quais as dicas que utilizo para escolher o meu destino para umas pequenas férias.

Sevilha, Londres, Porto e Aveiro. Foram as quatro cidades que visitei nos últimos meses.

Mas não foram viagens longas, foram todas elas as chamadas «escapadinhas». Esta é uma forma diferente de fazer férias que, de facto, gosto muito.

As escapadinhas são breves viagens, as minhas foram de 4 dias, que podem ser feitas junto ao fim-de-semana. Em todos os casos, tirei a quinta e a sexta-feira de férias para poder fazer estas visitas, pelo que parece que estive mais tempo de férias do que realmente estive.

Esta estratégia ajudou-me a visitar diferentes sítios num curto espaço de tempo. Sair da semana de trabalho mais cedo dava-me extra motivação para deixar tudo pronto antes de ir. E o regresso poderia ser um pouco desmotivador, mas saber que daí a umas semanas ia repetir a experiência, ajuda-me a relaxar ao longo do ano.

Mas o que me levou a escolher um sítio em vez de outro? Porquê este agora e não mais tarde?

Ao fazer estas viagens notei que segui o mesmo raciocínio de cada vez e isso tornou-as um sucesso. Digo sucesso porque consegui fazer o que queria: visitar e descansar. Mesmo em poucos dias, é possível fazer tudo e há escolhas que feitas atempadamente ajudaram-me a poupar tempo e dinheiro e a aproveitar as férias ao máximo na melhor altura do ano.

A primeira pergunta pode ser «para onde vou?» e pode ser a mais difícil de responder

Este ano já estive em três países diferentes e visitei diferentes cidades dentro do país.

Escolhi Londres e Sevilha por motivos diferentes: Sevilha foi por causa do tempo e Londres foi porque era a cidade que queria conhecer há muito.

Escolher o destino é o que dá mais dores de cabeça, mas quando sei qual é o próximo destino, sei que o escolhi através das três perguntas que me faço sempre que quero marcar viagens:

  • Qual a melhor altura para viajar para fora do país?
  • Que tipo de férias quero ter?
  • Quanto de orçamento tenho para gastar?

Quando vou marcar férias?

Esta é a primeira pergunta que faço quando planeio as férias. Tenho de primeiro saber se vou viajar no inverno ou no verão.

Se viajar no inverno, tenho de ter em conta que terei de levar mais roupa quente e uma mala maior. As condições climatéricas são preciosas na escolha do local.

Nos exemplos que enumerei, fui à chuvosa Londres em Setembro e não apanhamos um único dia de chuva. Mal chegamos estava até um sol radiante e, à noite, vestir um hoody mais quente ajudou-nos a passear pelas ruas. Se tivesse ido mais para o Inverno, possivelmente não teria explorado a cidade como explorei.

Já Aveiro foi mesmo no início do inverno. Apanhamos uns dias de chuva mas também as férias que queríamos fazer não foram prejudicadas por isso.

Porque para além do tempo, há um outro factor importante que pensar.

Que tipo de férias quero ter?

Esta é sem dúvida a pergunta que me diz para onde vou e como vou.

Escolhi Sevilha em Agosto pois é uma altura de maior calor. Na altura, queríamos ter umas férias de verão mais relaxadas mas queríamos ter algumas atividades de aventura. Para irmos à Isla Mágica e ao Parque Aquático, percebemos que era melhor ir no Verão do que no Inverno.

Para tirarmos mais uns dias em Setembro, antes do trabalho ser mais intenso, queríamos umas férias mais citadinas e por isso Londres foi a escolha ideal.

Para Aveiro, o que queríamos era conhecer um sítio do país mas também relaxar um pouco, portanto não ficamos chateados com a chuva.

Assim, antes de marcar algo penso que quero fazer com as férias. Se for para relaxar, posso escolher ficar em Portugal pois estou mais perto. Se quero aproveitar o tempo para conhecer novos locais, penso ir para fora. Se quiser relaxar, posso escolher qualquer sítio com piscina ou no campo

Quanto tenho de pagar?

Ter uma escapadinha de fim-de-semana prolongado é um convite rápido a umas férias, mas é preciso também fazer um orçamento. Para Londres, tivemos de ir de avião e por isso a escolha da semana de Setembro foi determinada pelo preço de vôo mais barato.

Escolhemos quinta-feira o dia para voar e fiquei a saber mais tarde que é o dia mais barato para viajar. Descobri isso recentemente no Estudo Anual de Voos da Momondo *. O estudo mostra como encontrar voos baratos em 2019 e deixa boas dicas.

Quanto ao alojamento, nos últimos tempos só fiquei num hotel, o resto foi tudo em Alojamento Local.

Uma coisa que faço sempre é guardar os links dos sítios preferidos num excel e aponto o preço à medida que vou pesquisando. Assim, na semana seguinte quando for reservar, posso ver se os preços aumentaram ou não.

Este é um ponto que não descuro e que estou mais atenta

Quando fazemos pesquisas na internet, com a nossa contínua procura, os preços que vemos podem aumentar ao longo dos dias, pelo que mantenho este registo para perceber a evolução do preço.

Outra dica é reservar na Booking * com cancelamento gratuito e escolher o sítio mais barato no dia anterior. Geralmente, os preços com cancelamento gratuito 24 horas antes são mais caros, contudo, podes usar esta técnica para reservares a tua viagem. Dois dias antes da mesma, procuras um novo hotel e, como estás em cima da hora, os preços podem descer e assim podes ter um desconto no preço.

Esta estratégia pode também ser arriscada, por isso guarda a tua lista de hoteis do excel porque podem necessários.

 

Viajar é sem dúvida uma experiência óptima e, por mim, viajava uma vez por mês. Contudo, há que perceber quais as melhores oportunidades para viajar, aproveitando o máximo de tempo para fazer o que queremos, sem ficarmos falidos.

Estas são as minhas dicas e tu? Que outras dicas tens?

 

Podes ler mais posts sobre o tema:

(*) os links marcados com asterisco são links de afiliados, em que ao carregares nos mesmos, eu poderei receber pontos (Momondo) e tu poderás receber um desconto na tua reserva (Booking).

Artigos criados 220

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo