Férias: Há que Desligar e Fazer Reset


O Verão é a altura do ano para desligar e pensar nas férias. Quando começamos a ver as pessoas na praia, quando começam a ir de férias, queremos desligar do trabalho. Há aquelas semanas em que não nos apetece fazer muito e fazemos contagem decrescente para as duas semanas de férias.

Para quem fica na cidade, a rotina mantém-se e ao fim-de-semana, aproveita-se para passear, acordar tarde, arrumar a casa, tirar um tempo para relaxar, já que estamos todos a pensar no mesmo. Durante dois anos, não tive férias de verão, porque a minha situação laboral não ajudava. Este ano, foi a primeira vez que foi possível tirar dias seguidos de férias, isto porque também aproveitei a época de verão.

Durante dois anos queria mesmo ter férias e não fazer nada.

Queria mesmo ter «vida de lontra». Passar uma semana no Algarve, ir para a praia o dia todo, fazer uma caminhada, ler um livro ou a revista do verão, ficar lá até ao pôr-do-sol a ganhar uma corzinha e respirar aquele cheiro a mar saboroso. Estar assim uma semana sem pensar na vida, sem pensar em nada, nem mesmo a meter nojinho nas redes sociais. Era um puro desligar de tudo e simplesmente trabalhar para o bronze.

Mas há vários anos que sei que não posso descansar como as outras pessoas. Não consigo simplesmente desligar do mundo (ou das redes) tão facilmente. Porque quem é criativo, para quem gosta de criar, para quem está a desenvolver um negócio, para quem não pára de ter ideias e mais ideias, é impossível ter umas férias completamente desligadas do mundo.
As ideias não têm um botão ligar/desligar. Aliás, há estudos que mostram que as ideias aparecem nos momentos livres, quando não estamos a pensar em nada. Simplesmente algo aparece na nossa cabeça. Os criativos assim não podem ter férias. No trabalho, lutam e dão voltas à cabeça para criar algo diferente, mas mal saem do trabalho e começam a ver, cheirar, sentir o mundo e outras experiências, há qualquer coisa que desperta a mente e lá temos que trabalhar.

É isto que me acontece com a escrita, não consigo parar de ter ideias.

Quando falo em criatividade, falo de escrever. Mesmo que possa fazer uma pausa do blogue, vou sempre ter alguma ideia para um post só porque sim. Leio um jornal, uma revista, tiro uma fotografia de um local, faço scroll em algum feed, falo com pessoas e faz-se luz. Surge uma introdução, um texto e eu sei que não me vou lembrar daquilo quando voltar de férias. Tenho de pegar no telemóvel, apontar e depois apetece-me escrever na hora. Não é uma questão de produtividade ou de pressão para postar algo. De facto, ter um blog dá trabalho, mas é mais um impulso incontrolável de estar sempre a criar.

A minha mente não consegue parar de ter ideias.

A minha mente não consegue descansar de querer criar milhares de coisas diferentes. É quase um trabalho a tempo inteiro, 24 horas por dia, sem ser trabalho. Não é trabalho porque pensar em novas ideias, para mim, não é trabalho, é um prazer. Depois fico logo a pensar como preparar o resto do ano. Que viagens quero fazer, que investimentos estou a pensar, que objetivos quero para o meu trabalho.

Sinto que o tempo de férias é ideal não para descansar mas para preparar o que aí vem.

Vejo que as pessoas utilizam o tempo livre não para relaxar mas para meter ordem nas suas vidas. Ir a médicos, fazer exercícios, arrumar a casa, fazer as compras importantes. Tempo livre não é tempo para descansar, é só ter mais tempo para fazer as coisas relevantes que não conseguimos fazer com a rotina do trabalho.

Contudo, as férias deviam ser mesmo para descansar, porque é obrigatório fazer reset.

Pelo facto de não ter tido férias antes, este ano vou mesmo desligar. Vou terminar um curso online na próxima semana e depois vou viajar. Quando voltar em setembro, volto às minhas rotinas, aos meus estudos, aos meus objetivos. Mas por agora não há deadlines, não há coisas para preparar, há apenas aproveitar o presente. Em férias a minha mente corre mais devagar, mas não deixa de correr, porque nunca se sabe quando uma boa ideia aparece. Sei que as ideias não têm botão de desligar e elas vão aparecer, mas há que descansar a mente e o corpo para que estejam cheios de energia quando regressarmos.

Artigos criados 209

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo