A Disciplina do Sucesso

Já disse muito sobre o sucesso no Erre Grande, não seria ele um espaço em que se fala de coisas boas e de objetivos concretizados. A definição de sucesso, a escada do sucesso, os atalhos do sucesso, a estratégia do sucesso. Mas faltava falar de algo que se não existir não há sucesso – a disciplina.

A disciplina é a única forma de chegar ao topo.

Lembrei-me muito da importância da disciplina por causa dos atletas de alta competição.

Vemo-los na televisão, na internet, nas páginas de motivação a fazerem esforços enormes e a fazerem coisas sobrehumanas. E assim que chegam ao topo, já passaram a espécie humana, já são heróis, mitos, mais que deuses.

Vemo-los a ganhar os grandes prémios e as medalhas, vemo-los a chorar nas derrotas e a gritarem de felicidade quando atingem o pódio. Mas facilmente nos esquecemos que aqueles segundos de vitória escondem um trabalho árduo.

As medalhas e o legado não se conquistam do dia para a noite.

Antes de qualquer primeiro troféu houve duras horas de treinos. Antes de qualquer vitória celebrada, houve muitos falhanços e frustrações. Antes daquele grande reconhecimento, houve muito trabalho que ninguém celebrou e ninguém valorizou.

Recentemente ouvi uma entrevista com a Maria Sharapova, no programa Impact Theory, onde estava falava da sua infância. Como Sharapova tornou-se profissional de ténis apenas com 14 anos, passou toda a sua infância a jogar ténis. Ganhou o primeiro Grand Slam com 17 anos e hoje com 31 anos, está de volta ao jogo e a dar o seu melhor.

Sharapova é um exemplo de um atleta com uma longa carreira a jogar em alta competição ano após ano. É verdade que teve lesões mas ganhou muitos troféus ao longo dos anos. E ela atribui os seus sucessos ao mindset de disciplina que cultivou desde pequena.

Nessa mesma entrevista, falou que durante a sua infância a única coisa que fazia era treinar e repetir os mesmos movimentos. Não havia aperfeiçoamento, não havia técnicas ou tácticas. Ela simplesmente ia todos os dias para o campo e repetia os movimentos até ser automático ser institivo. Até que se tornou uma disciplina.

A repetição traz disciplina, a disciplina traz sucesso.

Tal como qualquer outro atleta, é a disciplina de treinar todos os dias e de melhorar sempre depois de cada falhanço que os faz chegar ao topo. Para os atletas que já estão no topo, continuar focados e continuar essa disciplina faz com que se mantenham no topo.

Tal não tem a ver só com disciplina – mas sim com auto-confiança.

Sharapova conta que desde pequena que tinha de memorizar obras russas e que tal deu-lhe um sentimento de ter concretizado algo. Ao memorizar e saber de cor, estava a sentir-se realizada em atingir algo. Ela descreve a mentalidade da disciplina na seguinte frase

«Acho que acontece em qualquer trabalho ou arte. Quando trabalhas em algo e continuas a fazê-lo uma e outra vez, é inevitável que vais melhorar».

Trabalho traz Repetição. Repetição traz Disciplina. Disciplina traz Resultados. Resultados trazem Auto-Confiança. Auto-Confiança traz Sucesso.

Não é à primeira vez que as coisas acontecem. Nem à segunda, nem à terceira tentativa. E mesmo quando acontecem, temos de procurar que elas aconteçam de novo. Não é só ganhar uma vez. É ganhar outra vez e outra vez. E isso requer disciplina. Só assim o sucesso existe.

Artigos criados 206

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
TORNA-TE GRANDE!
Subscreve à Grandeza
Recebe em primeira mão dicas e novidades sobre Carreira, Empreendedorismo & Motivação!
Quero ser Grande!
Sem SPAM, porque quero que recebas conteúdo útil. Experimenta!
close-link