Não se Chega a Líder, Torna-se Líder

No outro dia abri uma revista de temáticas de Recursos Humanos e fui ver as sugestões de leitura. A maioria dos livros são compilações de dicas para gerir pessoas ou sobre inteligência emocional e liderança.

Um dos livros tinha o seguinte título: “Como Chegar a Líder” e X dicas para chegar a essa posição.

Assim de repente não gostei nada do título

Pensei ler a sinopse do mesmo e comecei a pensar que dicas é que poderia falar o livro. Ter vários estilos de liderança? Dar feedback constante? Mostrar iniciativa e ser criativo?

Mas aquilo que mais me intrigava era o título porque não me passou a ideia correcta. Não sei o que as pessoas pensam que é um líder mas há algo que eu tenho a certeza – uma pessoa não chega a líder porque a liderança não é um posto.

A Liderança não é o topo de uma carreira. Não é um caminho de carreira natural ou até interessante para qualquer pessoa. Não é ir trabalhando vários anos e depois de ter muita experiência ganhar o crachá e voilá ser um líder.

As pessoas não chegam à Liderança, elas tornam-se líder. E isso pode demorar 2 anos como meses, como décadas.

A Liderança é algo que se trabalha todos os dias.

Há aquela ideia de que existem líderes natos, pessoas que já nasceram para liderar, para compreender os outros. Apesar de achar que pode haver essa tendênica, a Liderança é uma aprendizagem, é algo que vai crescendo.

Esse crescimento não tem a ver se trabalhamos numa multinacional ou se tivemos um bom curso. Há pessoas que se tornam líderes à força, em que as circunstâncias os fazem assumir o comando porque tem de ser. Há pessoas que nunca pensaram em ser líderes mas que vão ganhando o gosto de cuidar e gerir equipas.

Mas ser líder não é um posto, é algo que vai tomando o seu tempo e que vai crescendo.

Um Líder aparece com trabalho, esforço, dedicação e falhanço. A Liderança não é um ponto de chegada, pois é um trabalho constante que a qualquer momento pode não correr bem. Ser Líder é mais do que ser o exemplo. É falhar, admitir o erro e ser sincero. É começar discussões incómodas e chegar a melhores conclusões. Se a líderança é um caminho, como poderemos saber que chegamos lá?

 

Assim, acredito que pode haver imensas dicas sobre como sermos melhores chefes, managers e líderes. Mas tudo começa no mesmo ponto de partida – ser Líder não é uma promoção, é um caminho que deve ser construído com muito esforço e dedicação, não havendo um ponto de chegada.

Artigos criados 209

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo