Há Que Tentar Para Encontrar Respostas

Passamos as nossas carreiras à procura da resposta para aquela pergunta – o que queres fazer para o resto da vida?

É uma pergunta difícil e não acho que haja apenas uma resposta. Passamos os dias a pensar o que nos dá felicidade ou prazer. Mas a vida não é só felicidade, porque há uma coisa que se chama trabalho.

Sabemos que temos de arranjar um trabalho porque é assim que o mundo funciona.

Sabemos que as contas têm de ser pagas e que precisamos de dinheiro para sobreviver. Sabemos que há empresas, salários, descontos, impostos, rendas, reformas. Sabemos que ninguém nos vai pagar para vermos séries ou passear no parque só porque sim. A renda não se paga numa tarde a jogar Scrabble com os amigos ou a beber sumo à beira mar.

Por isso temos de procurar um trabalho mas também queremos ser felizes ao mesmo tempo.

E lá começamos a busca pelo trabalho perfeito – aquele que dá dinheiro e felicidade ao mesmo tempo.Começa assim uma procura sem fim. Porque a procura pela felicidade é uma luta constante, injusta. Como é possível encontrar o trabalho perfeito se ele não existe? 

Mas em vez de procurar aquilo de que gostamos, devemos saber o que não gostamos.

Há pessoas que sabem desde pequenas o que querem fazer e isso implica coragem e determinação. A coragem para perseguir um sonho e a determinação para persistir nesse caminho. Mas a grande maioria não tem a resposta na ponta da língua e tem de ir encontrando algo que preencha a alma. Isso pode demorar alguns meses ou décadas. Pode demorar uma boa experiência laboral ou cinquenta.

A única forma de encontra a resposta é tentando. Há que tentar.

Há que tentar ter diferentes empregos, diferentes hobbies. Há que tentar conhecer novas pessoas e fazer perguntas. Há que perceber o que as pessoas que são exemplo fazem no seu dia-a-dia e se gostavamos de ter aquilo que eles têm.

Há que tentar encontrar algo de que se gosta. E mesmo quando a encontramos o problema não está resolvido, porque somos insatisfeitos por natureza. Podemos encontrar o que queremos e sermos felizes – mas isso pode apenas durar seis meses ou uma vida inteira. E por isso é que temos de tentar e ir tentando.

Não sei como está a maioria das pessoas da minha idade.

Vejo toda a gente feliz a comprar casa e a ter filhos mas pergunto-me seriamente como se sentem sobre as suas carreiras.

Estão a construir uma carreira ou estão a viver uma carreira imposta? Estão conscientemente a fazer o que gostam ou deixam andar porque o dinheiro faz falta? Estão preocupados em viver dias felizes ou estão na ideia do não-é-assim-tão-mau?

Sei que não é fácil encontrar a felicidade ou saber do que gostamos. Não é fácil escolher uma solução para a carreira. Mas a maioria sabe muito bem do que não gosta. Sabemos dizer o que gostamos de fazer mas também sabemos dizer o que odiamos. Começo a pensar que a resposta esteja aí. A resposta para encontrar uma boa carreira está em tentar e descobrir aquilo de que não gostamos. Posso não saber qual é o caminho certo, mas sei que aquele caminho que tentei não é para mim.

Os Millennials são uma geração que tem mil oportunidades à porta.

O excesso de informação e de possibilidades não nos deixa livres mas sim paralisados. Se posso fazer um bocadinho de tudo, como posso escolher? Se posso ter tudo o que quero, como começo? Se há imensas carreiras que posso ter durante a vida, como saber qual é aquela que me dá felicidade e estabilidade material?

Não sei se há jovens a construir uma carreira com sentido. Não sei se há pessoas que sabem exactamente o que estão a fazer. Não sei se há pessoas tão confusas como eu quanto àquilo que querem / gostam / adoravam fazer. Sei que procurar respostas dá trabalho mas também sei que as respostas só aparecem se tentar. No fundo, não sabemos a resposta a tudo mas sei como a conseguir – a viver, a experimentar, a reflectir, a agir.

Artigos criados 207

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
TORNA-TE GRANDE!
Subscreve à Grandeza
Recebe em primeira mão dicas e novidades sobre Carreira, Empreendedorismo & Motivação!
Quero ser Grande!
Sem SPAM, porque quero que recebas conteúdo útil. Experimenta!
close-link