Se Queres Mudar de Emprego, Prepara Estas 4 Perguntas-Chave

As entrevistas de emprego podem ser assustadoras e por isso a preparação é fundamental para uma boa entrevista.

Todas as entrevistas são diferentes mas há perguntas padrão que podes encontrar em muitas. «Qual a tua expectativa salarial?», «Quais são os teus pontos fortes?», «Como resolveste situações de crise?» «Como te vês daqui a 5 anos?» são algumas perguntas que te podes lembrar de responder.

Estas perguntas funcionam muito bem quando estás a mudar de empresa ou à procura do primeiro emprego. Mas e se estás a concorrer para uma vaga quando estás a trabalhar noutra empresa?

Aqui ficam algumas ideias que deves ter em conta e preparar-te para a entrevista:

Porque estás a mudar?

Quando estás a trabalhar numa empresa e concorres a uma vaga noutra, vão-te perguntar porque queres mudar. Se é para uma função idêntica, podes procurar um salário melhor ou um ambiente diferente. Mas se é para uma função totalmente diferente, vais ter de fundamentar bem a tua decisão.

Se estás descontente com o teu trabalho, evita falar mal do teu chefe. Não fica nada bem falar mal da tua chefia – vais dar a ideia de que, se te sentires insatisfeita no trabalho, também falarás mal da empresa onde te candidatas. Primeiro, encontra um ponto que desgostes na tua função actual e identifica um ponto a realçar na futura empresa. Por exemplo, podes dizer que aquilo que te deixa insatisfeita na tua empresa atual é o facto de teres uma função com pouco trabalho de equipa e queres-te juntar a uma start-up por haver mais relação entre as pessoas.

Encontra dois ou três pontos que desgostes e mostra como poderias ficar mais satisfeita na empresa candidata. Assim, vão valorizar que vais à procura de um ambiente de trabalho que permita fortalecer os teus pontos fortes.

Qual a tua expectativa salarial?

Se já tens experiência no mercado de trabalho, é vantajoso conseguires subir o teu salário. De emprego para emprego, queres sempre ter melhores condições e ter mais perspectivas de futuro. Mas nem sempre isso acontece. Quando te perguntarem qual a tua expectativa salarial, pensa em duas coisas: o anúncio e a tua evolução. O anúncio deve-te dizer se procuram alguém entry-level ou mid-level e assim podes pensar qual o melhor salário dentro da tua área. Depois, pensa na tua evolução – faz-te sentido poderes ganhar menos do que ganhas agora mas poderes trabalhar numa indústria em crescimento e com a qual te identificas?

Quanto ao valor, pensa no valor mínimo aceitável para ti. Se queres mudar de área, nem sempre tens experiência para ganhar o mesmo que no teu trabalho atual. Assim, deves explicar que com a tua experiência, recebes um valor X e que para este novo trabalho, estás disposto a ir até valor Y.

É muito importante delimitares o mínimo que estás disposto a ir, mas não deves dar um salário muito alto, sob pena de perderes a oportunidade de negociação. Se estás com dúvidas, pergunta aos teus amigos se já tiveram alguma experiência semelhante e como aconteceu.

Qual a tua disponibilidade?

Quando estás com um contrato de trabalho e pretendes sair, tens de ver as condições de aviso prévio e quais os benefícios que podes receber. Negoceia com o novo recrutador quando estão a pensar iniciar a nova função e vê bem os timings. A maioria dos avisos prévios são de 30 dias e tens de coordenar a data de saída do teu emprego e a data de início do segundo. Conversa com o teu novo recrutador sobre estes timings e fá-lo entender que só estarás disponível numa data específica. É muito importante seres honesta nesta questão. A nova empresa tem de perceber quando te pode receber e organizar-se dessa maneira. Isso também ajuda à tua empresa atual preparar-se para a tua saída e planear um processo de transição.

Achaste preparada para esta função?

Se estás a mudar de área ou de função, vão te perguntar o que te distingue de pessoas que já têm experiência.

As tuas experiências profissionais certamente te deram ferramentas e competências que te tornam capaz de agarrar qualquer trabalho. Foca-te no que já aprendeste e como o teu método de trabalho – focado, atento aos detalhes ou com boa capacidade de comunicação – poderão ser úteis no novo lugar. Aproveita também para fazer perguntas sobre a nova função e o que será esperado de ti. Desta forma, podes perceber se vais desempenhar tarefas complexas ou outras que não te sentes tanto à vontade. Fazer uma mudança de trabalho obriga a um pequeno reset e aprendizagem de tarefas, pelo que tens de perceber se estás preparada para aprender novas skills e processos.

No final de tudo, sê honesta!

Responder a entrevistas de emprego pode ser muito stressante, mas o melhor truque é seres honesta.

Tens de mostrar interesse na nova posição e perceber se te enquadras no novo trabalho. Deves responder às perguntas de forma calma e sincera.

Se o salário não te agradar, diz que estarias à espera de algo melhor ou se estariam disponível para dar outras regalias. Se a oportunidade não te parece bem, não mudes! Estás numa boa posição de perceber se vale a pena a mudança ou se vais procurar outra oportunidade. O importante é analisares todas as condições e ser sincera dentro do possível. Assim, constróis a tua carreira à tua maneira!!

TORNA-TE GRANDE!
Subscreve à Grandeza
Recebe em primeira mão dicas e novidades sobre Carreira, Empreendedorismo & Motivação!
Quero ser Grande!
Sem SPAM, porque quero que recebas conteúdo útil. Experimenta!
close-link