Fitness: Como Escolher um Ginásio

Um ginásio já faz parte da rotina de muitos portugueses. As preocupações com o corpo e saúde levam muitas pessoas a procurarem encaixar o exercício físico na rotina. Em várias entrevistas de emprego, ir ao ginásio já é um hobby indispensável.

Com este maior interesse no fitness, existem cada vez mais ginásios, quer ser em Lisboa, ou até mesmo em áreas suburbanas.

Podemos escolher grandes ou pequenos, com livre trânsito, só com aulas, só treino de musculação. Com infinitas possibilidades, torna-se mais difícil escolher um ginásio para ir frequentemente e não desistir passados 3 meses.

Para poderes escolher um ginásio bom, tens de pensar como é que este novo hábito pode-se enquadrar na tua vida. Aqui ficam dicas que vais ter de considerar:

Investimento

Pagar um ginásio vai ter um impacto no teu rendimento mensal. Assim, é importante ver quais as opções que cada ginásio oferece. Há mensalidades com livre trânsito e outras com horários fixos. Atenta também à questão da fidelização. Pode sair mais barato em termos anuais mas ficas “agarrado” a uma solução.

Localização

Esta é uma questão muito importante a ter em conta. Muitas pessoas gostam de ter o ginásio perto de casa. No fim-de-semana, é melhor ter algo perto de casa mas ao final do dia, como estás cansada e perto de casa, o desvio pode ser menor e acabas por esqueceres-te mais facilmente de ir.

Assim, há pessoas que preferem ter o ginásio ao pé do trabalho. Podem ir de manhã antes de entrar no escritório ou então logo a seguir, sem perderem tempo em deslocações. A minha sugestão é escolheres um ao pé de casa – podes sempre mudar de trabalho ou querer ir ao ginásio quando estás de férias, e de certeza que não queres passar ao pé do teu trabalho!

Tempo

O tempo que vais passar no ginásio é importante para considerar se queres o serviço completo ou se só precisas de uma passadeira – se queres um treino rápido e és independente, um ginásio low-cost pode ser perfeito para ti. Além disso, pensa o tempo que irás demorar até lá chegar, tempo para te arranjares, tempo de treino. É fundamental organizares o teu tempo e agendares as idas ao ginásio como se fossem consultas que não podes falar.

Objetivo

Qual é o teu objetivo para ir ao ginásio? É para perder uns quilos, divertires-te ou realmente tens um objetivo de tonificação na cabeça? Muitos ginásios têm serviços de nutrição e de prescrição de treino que te podem ajudar a alcançar objetivo. Se tens alguma contra-indicação de saúde, é importante seres acompanhada por um profissional que te ajude a fazer um melhor treino.

Aspecto

Se já consultaste preço, localização mas estás indecisa, visita os ginásio! Vê o espaço, vê os horários das aulas, vê os balneários. É importante que peças para visitar o espaço para veres se te agrada. Se te pressionarem muito para uma venda, diz simplesmente «obrigada pela visita. Definitivamente vou considerar este ginásio quando escolher nos próximos dias. Voltarei ao contacto se tiver alguma dúvida».

Treinar com amigos

Ir treinar com companhia é um óptimo motivador para não desistir dos treinos. Convidar um amigo ajuda-nos a ir mais vezes, a aproveitar o treino, a termos alguém que puxe por nós. Além disso, vários ginásios têm campanhas que dão reduções na mensalidades se recomendares alguém.

Feeling

Depois de considerares todos estes pontos, deves tomar uma decisão – e essa tem de ser tua! Pesa todos os pros e contras e escolhe um ginásio com que te sintas bem! A experiência é tua, logo deves fazer uma escolha livre e só tua.

Última dica – Dedicação

Depois de escolheres o melhor ginásio, deves tomar uma outra decisão – a tua dedicação. Independentemente do objetivo que tenhas, deves perceber que os resultados não aparecem logo. Deves construir a tua rotina até que se torne um hábito que te leve a uma vida mais saudável. Vai haver semanas em que estás super motivada e outras semanas em que não te apetece fazer nada. O importante é combateres a preguiça, ganhares consistência e encontrares os exercícios que mais gostas de fazer.

Todos os desafios podem ser superados, tudo depende de ti!

 

TORNA-TE GRANDE!
Subscreve à Grandeza
Recebe em primeira mão dicas e novidades sobre Carreira, Empreendedorismo & Motivação!
Quero ser Grande!
Sem SPAM, porque quero que recebas conteúdo útil. Experimenta!
close-link