5 Dicas Para Procurar Emprego na Web

Passamos mais de metade da vida a trabalhar, logo é natural que demos muito importância ao nosso emprego.

Há 50 anos atrás, o trabalho até estava mais facilitado: encontrava-se uma empresa, ficava-se lá a trabalhar vários anos, íamos subindo na hierarquia, íamos recebemos promoções e no final uma boa reforma. Era assim a vida!

Mas o mercado de trabalho mudou e os empregos para a vida deixaram de existir. As crises económicas tornaram o mercado mais flevíxel: as empresas têm de despedir pessoas logo as pessoas precisam de procurar mais vezes emprego; as pessoas percebem que as empresas estão mal logo abandonam o barco mais cedo.

A procura de emprego é um tema de ordem do dia-a-dia pelas boas e pelas más razões. Sei que muitos já exploraram todas e mais algumas técnicas de procura de emprego. Por isso, deixo aqui 5 pontos essenciais que deves seguir, quer estejas à procura da tua primeira oportunidade, quer estejas a pensar mudar completamente de carreira:

 

Portais de emprego

Os portais de emprego como o Net Empregos, Sapo Emprego ou Alerta Emprego, são um excelente ponto de partida para procurar trabalhos consoante a área. A sua função de agregadores são excelentes para poupares tempo na nossa procura. O problema? Muitas vezes as empresas recrutadoras não revelam o nome do seu Cliente, pelo que não consegues fazer uma pesquisa aprofundada sobre a empresa à qual te candidatas.

 

Vicia-te no LinkedIn

O LinkedIn é a rede social profissional de excelência. Para além de poderes consultar os perfis de várias pessoas, a área das Vagas permite-te directamente responder a anúncios de emprego, apenas com um clique. O LinkedIn tem ganho muito boa fama nas empresas, que quase que dispensam outro software de anúncios de emprego. Posso dizer-te que o meu actual trabalho foi encontrado através do LinkedIn. Um ponto positivo é que podes diretamente ver que pessoas trabalham na empresa e até mesmo contactar directamente o responsável de recursos humanos. Assim, estás um passo à frente.

 

Lembra-te do site da própria empresa

Este é um truque antigo mas muito eficaz quando falamos de vagas de emprego em multinacionais. Nem sempre os portais de emprego têm todos os anúncios referentes a uma empresa. Daí ser sempre bom confirmar no website da empresa ofertas exclusivas. A Calzedonia, a L’Oreal, a Nestlé, o BNP Paribas e o grupo Sonae são apenas algumas empresas com sites de carreira próprios que podes consultar ao longo do tempo sempre que uma nova oportunidade aparecer.

Segue as tendências

Se estás numa indústria criativa ou em IT, o melhor é procurares Portais de Emprego específicos para a tua área. Para as áreas de IT tens a ITJobs e a Landing.Jobs. A última é uma start-up portuguesa encarregue de mostrar-te as melhores vagas de emprego na área de IT. O Carga de Trabalhos é específico para as áreas de comunicação e marketing; e a Indústria Criativa sabe tudo sobre Design e Animação. Nestes sites mais pequenos, as oportunidades são mais específicas, o que aumentam as tuas probabilidade de sucesso.

 

Vê lá fora

Para quem quer tentar uma carreira internacional, pode sempre consultar no LinkedIn ou na plataforma Indeed de cada país. Cá em Portugal, a plataforma Manda-te é um excelente agregador de oportunidades não só a nível nacional mas também internacional. Se queres fazer um estágio internacional, consulta o Inov Contacto, do AICEP, para teres uma experiência única

 

Dica extra: sempre que estives à procura de emprego, lê bem os anúncios e manda um CV adequado ao mesmo!

Se estás a enviar candidaturas para áreas diferentes como organização de eventos e comércio a retalho, personaliza os teus conhecimentos. Se estás a comunicar para duas empresas completamente diferentes, personaliza a tua comunicação para teres mais sucesso na tua candidatura!

E tu? Que formas utilizas para procurar emprego na web?

TORNA-TE GRANDE!
Subscreve à Grandeza
Recebe em primeira mão dicas e novidades sobre Carreira, Empreendedorismo & Motivação!
Quero ser Grande!
Sem SPAM, porque quero que recebas conteúdo útil. Experimenta!
close-link