Marketing não é vendas, marketing não é vendas, marketing não é vendas

Marketing e Vendas: foi algo que venderam num pacote muito bonito. Mas são coisas bastante diferentes.

Depois de andar às voltas no mercado de trabalho, percebi que as oportunidades estavam no lado do marketing. E quase todos os anúncios de marketing eu via “Assistente de Marketing / Vendas”, “Marketing e Vendas”, “Profissional de marketing com experiência em vendas”.
É natural que as pessoas que não são da área comecem a confundir tudo mas o mercado não tem desculpa de estar sempre a confundir estas duas áreas. As empresas bem sabem a diferença entre um marketer e um comercial mas sabem que se pedirem um comercial, muito poucos respondem ao anúncio. Ao passo que se meter lá uma perninha de marketing, a coisa corre melhor.
Contudo, esta confusão tem de ser desfeita e rapidamente: marketing não é vendas e vendas não é marketing.
 

O marketing é como fazer um produto ser visto pelo público. As vendas é como fazer alguém comprar o produto.

Eu posso ter a minha empresa a colocar cartazes por toda a cidade sobre a novíssima máquina de levar roupa mais inovadora do mercado. Alguém que passe na rua vè o anúncio e vai à minha loja para saber mais sobre a máquina. O problema é que nenhum colaborador em loja sabe qual é a máquina, quais são as suas características, não sabem comparar preços ou modelos e quase que indicam para comprar um modelo em vez de outro. Ou seja, o marketing foi extremamente eficaz porque levou um potencial cliente à loja para fazer uma compra, mas há um péssimo departamento de vendas que não ajuda a fazer a compra.

Neste exemplo é claro como a água mas a forma de comprarmos também mudou.

O Marketing Digital acompanhou o aparecimento do E-Commerce e das compras online e muitos profissionais se dedicam a ver quais as melhores estratégias de marketing para encaminhar as pessoas para os websites e a orientar a pessoa para a compra, dentro do website. De facto, o SEO, o SEM, e o Social Media Marketing ajudam as pessoas a encontrar o website, a explorarem os seus conteúdos e produtos e no fim a comprar a tão desejada máquina de lavar roupa.

Mas se as pessoas estão a ir muito ao website mas não é possível ver as características do produto, não há uma ferramenta de compras, não há um PDF com informação aprofundada, não há imagens ou formulário de venda, como é que se pode vender?

O SEO, o SEM e o Social Media Marketing são poderosas ferramentas mas os profissionais não se podem deixar enganar e pensar que é só investir uns trocos nuns anúncios e as vendas vão subir 50% em apenas 30 dias. O Marketing pode ser muito bom mas não chega. O SEO e outras estratégias são muito boas mas não dizem como estruturar um website – isso fica a cabo do Web Development. As estratégias não dizem que tipo de informação os clientes querem – talvez a caixa de comentários possa dar uma ajudam. Elas não dizem que aquela é melhor máquina do mercado – talvez um pequeno selo de alguma instituição de certificação de qualidade possa suportar essa informação. E quando o cliente está a decidir o que comprar são as estratégias de vendas e de negociação que entram em acção.

O marketing leva o cliente até nós mas são as vendas que o trazem para o nosso lado.

The thing is: a equipa de vendas tem de conhecer o seu cliente e saber como o encaminhar e persuadir a escolher determinado produto. Não há Marketing sem Vendas nem Vendas sem Marketing. Por isso, as empresas têm de investir na formação de profissionais de vendas e na formação de profissionais de marketing. Os dois são independentes mas a sua complementaridade é fulcral para o sucesso de uma empresa.

Marketing e vendas são importantes mas vamos perceber: Marketing não é vendas e Marketing Digital não é exclusivamente sobre vendas. Há que haver objectivos e estratégias interligadas – mas por favor, cada macaco no seu galho.

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