5 sinais de que não foste feito para trabalhar para alguém

Quando se fala na onda do empreendedorismo, exalta-se sempre a liberdade de sermos o chefe, o patrão, de não termos de apresentar resultados a ninguém e de podermos tomar conta do nosso próprio negócio.
Contudo, começarmos o nosso próprio negócio pode ser aterrorizante, pois sair da zona de conforto e de um trabalho minimamente estável assusta-nos: e se não resultar? e se for só um sonho doido? estarei a arriscar demais? será esta a vida que quero para mim?
Muitas são as dúvidas que nos aparecem no início e por vezes encontramo-nos divididos entre as vantagens de ter um trabalho com alguns benefícios e a vontade de partir para a aventura e fazer aquilo de que realmente gostamos. E quando estamos divididos o que é que nos faz realmente acreditar que “fomos feitos” para trabalharmos por conta própria? Há alguma característica da nossa personalidade que faz com que não nos demos bem com estruturas hierárquicas ou trabalho de escritório?
Se queres saber se tens algum espírito empreendedor, o INC dá-te 5 sinais de como não foste feito para estar num escrítorio das 9 às 5:
Não te cansas

As pessoas que gostam de desafios, de novos projectos e de assuntos interessantes vão estar em constante luta com a sua empresa. As organizações têm hierarquias, regras e cargos que torna difícil para alguém que gosta de desafios conseguir ter mais desafios fora da sua função habitual.

Adoras projectos a longo prazo

Um grave problema que várias empresas enfrentam é como podem reter talento quando não existem desafios concretos para pessoas que queremos mais. Grandes profissionais procuram sempre sair da sua zona de conforto e alargar os seus conhecimentos e se uma empresa não lhe souber dar oportunidades para isso, eles sentem-se aborrecidos e saem.

És um criativo

Para mim, existem três tipos de pessoas: os que executam, os que gerem e os que têm ideias. Os indivíduos altamente criativos motivam-se todos os dias e procuram sempre ideias. O desafio é mesmo esse: como é que um talentoso indivíduo que procura novos desafios e novas ideias se consegue realizar num simples cargo com funções limitadas, a trabalhar das 9 às 5?

Tens talento

Acredito que cada pessoa tem um talento que se for descoberto e desenvolvido leva a uma carreira profissional mais cheia. Com a flexibilidade de horários de trabalho e o teletrabalho, muitas pessoas encontram a sua felicidade na sua própria carreira a terem os seus clientes e ideias. Se consigo fazê-lo sozinho, porque vou trabalhar para outras pessoas?

Queres governar o mundo

Não no sentido de que queres ser o rei do mundo, mas para quem tem uma ideia e quer agitar o mundo, deixar a sua marca na sociedade ou transformar algo, é geralmente uma pessoa com um grande espírito empreendedor. Pessoas como Tony Robbins, Gary Vaynerchuk e Sheryl Sandberg são indivíduos que não estão dentro dos padrões da sociedade e isso é que os torna originais, criativos e motivados a fazer mais e a deixar a diferença no mundo. Para ter essa vontade de crescer e contribuir para os outros, é preciso pensar fora da caixa – logo o cubículo com a secretária e o computador são uma limitação a esses sonhos.


Acreditas que és empreendedor? Pensa naquilo que gostarias de fazer e vê como podes trabalhar para concretizar esse sonho. A verdade é que não nascemos para fazer uma única coisa na vida e estamos sempre a tempo de mudar o nosso caminho – a vida é só uma e ainda por cima é minha, por isso só eu posso decidir o que quero fazer e ser.
TORNA-TE GRANDE!
Subscreve à Grandeza
Recebe em primeira mão dicas e novidades sobre Carreira, Empreendedorismo & Motivação!
Quero ser Grande!
Sem SPAM, porque quero que recebas conteúdo útil. Experimenta!
close-link