Frustração: 3 Maneiras de Lidar Com Ela


Todos vivemos uma vida aparentemente normal, com rotinas pessoais de trabalho que tornam os nossos dias mais ou menos iguais.

Para alguns de nós, isso funciona mas há outros que querem algo diferente. Para as pessoas que estão descontentes com a sua realidade, a solução passa por embarcarem numa aventura a solo, a terem os seus próprios projectos ou empresas.

E assim começam a sair da zona de conforto, a remar contra a maré, a construir algo que nem todos a princípio podem entender.

E quando entram nessa aventura, muitas vezes lidam com a frustração.

Quando as coisas correm menos bem, quando um compromisso falha, quando algo se desvia do plano, sentimo-nos irritantos, frustrados e angustiados com a nossa jornada. Pensamos logo: porquê eu? porquê isto? porquê agora? porquê, porquê, porquê…

A frustração pode ser profissional ou pessoal. É um sentimento negativo de não termos conseguido concretizar algo pode-nos deitar abaixo e fazer-nos sentir derrotados. A frustração é a falta de poder. É o resultado de que falhamos. É a prova de que as coisas não correram com o esperado.
Contudo a frustração pode não ser algo mau. Aliás, é exactamente no falhanço que podemos encontrar formas de melhorar.

Lidamos com a frustração todos os dias. E temos de aprender a lidar com ela.

E como o podemos fazer? Aqui seguem 3 passos interessantes:

Aceitar

Aceitar o que aconteceu é o primeiro ponto para seguir em frente. Reconhecer os nossos erros é a melhor forma de perceber o que precisamos de fazer para mudar e seguir o nosso caminho. Se estivermos sempre a adiar os problemas e os falhanços, não vamos conseguir evoluir. O nosso desenvolvimento pessoal depende das nossas tentativas falhas e na nossa persistência em tentar sempre uma vez mais.

Relativizar

As coisas correram mal – mas foi o pior que poderia acontecer? Quando estamos frustrados, exageramos e prevemos o fim do mundo. Mas realmente o que aconteceu não pode ser remendado? Quando as coisas falham, muitas vezes tem a ver com problemas de comunicação, gestão de tempo ou até mesmo negligência de perceber alguns pormenores cruciais. Olha para a situação de forma objetiva e percebe que poderia ter corrido pior.

O facto de teres reconhecido o erro a tempo já é um bom começo para melhorar.

Continuar

Se nos focarmos sempre nos nossos erros, como podemos continuar o nosso trabalho e melhorar? A vida continua. O dia seguinte está mesmo ai à porta. Tira algum tempo para te irritares e depois arregaça as mangas. Nada é definitivo, tens sempre a oportunidade de mudar e fazer melhor. Analisa o que correu mal, faz um plano para melhorar e mãos à obra!

 

A frustração vai sempre andar connosco.

Vamos encontrá-la todos os dias, em qualquer coisa, em qualquer lugar, quando se está ou não à espera.

Contudo, ela torna-se menos pesada quando aprendemos a lidar com ela, quando a aceitamos e procuramos outras coisas.

A frustração pode ser a alavanca para nos mexermos para fazermos realmente aquilo que queremos.

Que a frustração nos faça pensar “nunca mais quero isto!” e nos ponha a mexer para algo melhor.

Artigos criados 213

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo